Disciplina: Matemática II
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Adquirir conhecimentos matemáticos necessários ao domínio e fundamentação das orientações curriculares para o ensino da Matemática no 1.º Ciclo.
2 - Adquirir o gosto pela descoberta e inovação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
3 - Desenvolver capacidades de observação, reflexão e comunicação, assim como hábitos de pesquisa, seleção e organização da informação.
4 - Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalho em cooperação e estimular os futuros professores a assumir, na sua prática profissional futura, uma perspetiva de formação e desenvolvimento permanentes.
Conteúdos / Programa:
1 - Funções
2 - Lógica
3 - Grafos
4 - Resolução de Problemas
Bibliografia / Fontes de Informação:
A.G. Hamilton , 1988 , Logic for Mathematicians , Cambridge University Press
F. Sequeira , 1998 , Análise Matemática , Litexa, Portugal
M. Fitting , 1996 , First-Order Logic and Automated Theorem Proving , Springer
P. Palhares , 2004 , Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico , Lidel
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Nesta disciplina valoriza-se o trabalho presencial no âmbito das atividades realizadas em grupo e individualmente. A condução das aulas é norteada pela preocupação em fomentar interações entre os presentes e em estimular a sua intervenção e iniciativa, privilegiando o questionamento e a problematização relativamente aos assuntos ou questões em estudo. Pretende-se deste modo criar condições para uma avaliação formativa das atividades realizadas com o sentido de regulação do desenvolvimento da aprendizagem para que as finalidades e objetivos da disciplina apontam. A classificação final de cada futuro educador/professor será obtida tendo em consideração todas as atividades realizadas, nomeadamente no que respeita à participação dos mesmos nessas atividades e às apresentações e discussões realizadas. A avaliação prevê três testes sem consulta (30% cada um) e um trabalho (10%). Na época complementar, poderá ser recuperada ou obtida a melhoria de nota de qualquer um dos testes escritos.