Disciplina: Português II
Área Científica:
Português
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1. - Nesta unidade curricular pretende-se aprofundar os conhecimentos científicos dos alunos no âmbito da gramática do português, reforçando-se as suas capacidades de análise e descrição linguística. Paralelamente, pretende-se promover o contacto com a investigação sobre o desenvolvimento linguístico das crianças, de forma a que os discentes adquiram uma visão global da construção do conhecimento gramatical pelos falantes. Pretende-se, assim, que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
1.1. - descobrir e sistematizar padrões de funcionamento do português, nos planos morfológico, lexical e semântico;
1.2. - reconhecer a importância do trabalho sobre corpora, enquanto prática de ensino e aprendizagem da gramática;
1.3. - conhecer investigação realizada sobre o desenvolvimento das consciências morfológica e lexical no ensino pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico;
1.4. - apreender ferramentas de análise e de metalinguagem linguística específica.
Conteúdos / Programa:
1. - Morfologia e classes de palavras
1.1. - Constituintes de palavra
1.2. - Derivação e composição
1.3. - Classes abertas e classes fechadas
1.4. - Flexão nominal, adjetival e verbal
1.5. - O desenvolvimento da consciência morfológica
2. - Lexicologia e semântica
2.1. - Léxico e vocabulário
2.2. - Processos de inovação lexical
2.3. - A significação dos morfemas
2.4. - Relações semânticas entre palavras
2.5. - Valores temporal, aspetual e modal
2.6. - O desenvolvimento da consciência lexical
Bibliografia / Fontes de Informação:
Duarte, I. , 2000 , Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise , Universidade Aberta
Endruschat, A. & Schmidt-Radefeldt J. , 2015 , Introdução Básica à Linguística do Português , Edições Colibri
Faria, I. H & al. , 1996 , Introdução à Linguística Geral e Portuguesa , Editorial Caminho
Mateus, M. H. M. & al. , 2003 , Gramática da Língua Portuguesa , Editorial Caminho
Rio-Torto, G.; & al. , 2013 , Gramática Derivacional do Português , Imprensa da Universidade de Coimbra
Yaguello, Marina , 1991 , Alice no país da linguagem. Para compreender a linguística , Editorial Estampa
Raposo, E.; Nascimento, M.F.; Mota, M.A.; Segura, L.; Mendes, A. , 2013 , Gramática do Português , Fundação Calouste Gulbenkian
Villalva, A. , 2008 , Morfologia do Português , Universidade Aberta
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Tipo de classificação: quantitativa (0-20). A avaliação tem em conta dois elementos de avaliação, constituídos por duas provas escritas, correspondendo cada uma a 50% da classificação final. Os exames têm a ponderação de 100%. No que concerne a metodologia de avaliação, as sessões teórico-práticas envolvem modalidades diversas, entre as quais (i) a exposição dialogada de conteúdos; (ii) a análise de corpora; (iii) a análise de trabalhos de investigação; (iv) a realização de exercícios de treino; (v) a mobilização de saberes adquiridos mediante análise de documentos vários.