Disciplina: Expressão Físico-Motora

Área Científica:

Expressão Físico-Motora

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Contribuir para compreensão e fundamentar a importância da atividade Físico-Motora no desenvolvimento global da criança;
2 - Definir os princípios e as fases do Desenvolvimento Motor; as leis do desenvolvimento motor e o desenvolvimento dos skills motores;
3 - Abordar as noções de domínio do corpo, organização espácio-temporal do movimento, desenvolvimento percetivo-motor e integração sócio-motora;
4 - Refletir a motricidade e as aprendizagens escolares;
5 - Identificar os objetivos gerais e específicos da Expressão Físico-Motora para os alunos do Pré- escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
6 - Explorar alguns aspetos da Motricidade Infantil. A atividade lúdica e o valor educativo do jogo no desenvolvimento da criança;
7 - Conhecer os princípios de planeamento e implementação de uma atividade para o nível do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a técnicas de intervenção pedagogicamente eficazes.

Conteúdos / Programa:

1 - Antropogénese do Comportamento Motor
2 - Bases estruturais e funcionais da motricidade (Abordagem ontogenética; Cronologia do desenvolvimento motor; Princípios do desenvolvimento neural e repercussões motoras; Período crítico e plasticidade)
3 - Organização do sistema motor: tónus, postura e movimento (a função tónica na organização postural e na planificação e execução de movimentos ideacionais; atividade Postural; organização e hierarquia dos comportamentos do sistema motor)
4 - Controlo e performance humana (visão sistémica da atividade motora, controlo da motricidade)
5 - Aprendizagem motora (modelos e mecanismos; aquisição dos skills motores)
6 - A Importância da Expressão Físico-Motora no desenvolvimento da criança (Expressão Físico-Motora e a educação para os valores; Expressão Físico-Motora e competências básicas; a importância da atividade lúdica no desenvolvimento da criança)
7 - O Jogo lúdico e o Jogo desportivo
8 - Blocos de matérias e estratégias de implementação

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gallahue, D., Ozmum, J. , 2001 , Compreendendo o Desenvolvimento Motor- bebés, crianças, adolescentes e adultos , S. Paulo. Phorte
Juan, F. Y., Montes, M. , 2001 , Desarrollo de la motricidad a traves del juego: materiales convencionales y no convencionales como recursos metodologicos , Madrid, Gymnos
Martins, R , 2011a , Questões sobre a Identidade da Psicomotricidade - As Práticas entre o Instrumental e o Relacional , FMH Edições, Universidade Técnica de Lisboa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Através de um conjunto de vivências teórico-práticas, são transmitidos, refletidos e consolidados, os conteúdos da unidade curricular. Estes são abordados de forma dinâmica, utilizando-se diapositivos e vídeos, procurando promover nos alunos a participação ativa e uma atitude reflexiva e crítica sobre os conteúdos abordados. A vivência das diferentes situações práticas, assim como o planeamento, organização e implementação de atividades propostas pelos alunos, possibilitam a compreensão da importância dos conteúdos curriculares. No sentido de envolver os alunos num processo de formação continuamente estruturado e de promover a criação de hábitos de estudo, são solicitados relatórios, pesquisas, trabalhos e reflexões individuais ou em grupo, com posterior apresentação oral e discussão dos temas abordados. Estas vertentes não são recuperáveis. São realizadas ainda duas frequências, envolvendo diferentes conteúdos de matérias, que poderão se recuperadas em avaliação complementar.