Disciplina: Iniciação à Prática Profissional I
Área Científica:
Iniciação à Prática Profissional
HORAS CONTACTO:
43 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 Proporcionar o saber, os métodos e as técnicas científicas e pedagógicas de base, bem como a formação pessoal e social, adequadas ao exercício da função profissional do Educador de Infância, designadamente na valência Creche
2 Sensibilizar para a realização progressiva de práticas pedagógicas adequadas, sustentadas numa atitude de observação, reflexão e ação pedagógica de qualidade
3 Perceber a organização e gestão do currículo em Educação de infância, particularmente as orientações pedagógicas no contexto de Creche
4 Consciencializar-se das características do perfil específico do Educador de Infância na Creche
5 Promover a capacidade de interação positiva com toda a comunidade educativa
6 Sensibilizar para a importância da relação afetiva como base de toda a prática pedagógica, de qualidade, na Creche
7 Promover o debate reflexivo sobre as práticas pedagógicas específicas da Creche
8 Criar condições para a iniciação à ação pedagógica em Creche
Conteúdos / Programa:
A Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional I (IPP I) do Curso de Educação Básica é composta por trinta horas de natureza teórico-prática (TP/PL) e dez práticas (P/E), no primeiro semestre do ano letivo. Constitui-se como o início de um processo de formação e contacto com a profissão docente e terá como momento importante o estágio (observação participante) na valência Creche, com início em outubro/novembro e términus novembro/dezembro, do presente ano letivo, num total de 10 horas. Salientamos que o estágio acontece à quarta-feira, preferencialmente no período da manhã.
A observação de diferentes contextos educativos, em situação de estágio, promove a discussão e reflexão dos diferentes conteúdos programáticos no sentido dos estudantes desenvolverem competências que conduzam à intervenção e compreensão das situações educativas, implementadas na Educação de Infância (EI) na valência Creche.
As aulas serão organizadas de forma a apelar à participação dos estudantes, no sentido de estes vivenciarem e refletirem sobre os ambientes educativos na EI, especialmente os da Creche. Assim, através de debates, organizados em pequeno e grande grupo, partilharemos ideias, pesquisas e reflexões sobre os conteúdos do programa. A observação participada (estágio), a desenvolver em diferentes estabelecimentos de educação, enquanto primeiro momento de contacto com a profissão docente, será orientado por educadores cooperantes.
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação: nesta UC pretendemos promover o trabalho cooperativo em grupo e a orientação individualizada através do atendimento aos estudantes. A ênfase no envolvimento dos estudantes no seu processo de gestão e organização das aprendizagens será realizada através da pesquisa bibliográfica, discussão e debate das temáticas abordadas. Serão explanados durante as sessões teóricas conceitos e definições referentes aos conteúdos da UC. Pretende-se promover a articulação com as diferentes áreas do saber do curso, numa perspetiva interdisciplinar. Os estudantes deverão articular os saberes adquiridos nessas áreas com a prática dos educadores de infância. A avaliação será contínua e com a seguinte ponderação: intervenção pertinente nas aulas, pontualidade e assiduidade - 10%; trabalho de grupo - 40%; e-portefólio onde se inclui o relatório reflexivo individual sobre os contextos de aprendizagem e desenvolvimento das aulas práticas - 50%