Disciplina: Estudo do Meio I

Área Científica:

Estudo do Meio

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver a capacidade de investigar, construir e organizar o saber sobre o meio local e global de forma sistematizada;
2 - Repensar a relação entre as populações humanas e o meio de forma holística;
3 - Olhar criticamente o meio nas suas relações com os diferentes espaços físicos, sociais e culturais;
4 - Aprofundar problemas sociais concretos, articulando perspetivas das diferentes ciências sociais;
5 - Treinar o pensamento crítico da relação entre acontecimentos e processos atuais, e passados;
6 - Identificar elementos naturais, sociais e tecnológicos do meio envolvente e suas inter-relações;
7 - Conhecer características geo-biofísicas e humanas da RAM;
8 - Respeitar o seu património natural e cultural;
9 - Valorizar a identidade e raízes socioculturais, respeitando outros povos e outras culturas;
10 - Realizar atividades práticas que mobilizem saberes ecológicos e antropológicos, compatibilizando-os com o desenvolvimento cognitivo dos alunos e com as OCEPE e os programas do 1º e 2º CEB.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução: métodos e técnicas de investigação aplicáveis ao estudo do meio social.
2 - Meio social e estudo do meio social: uma visão interdisciplinar e transdisciplinar das interações homem-meio.
3 - Estudo do meio como método de descoberta e de construção do conhecimento.
4 - Os conceitos fundamentais do sistema social.
5 - Sociedade, padrões exteriores de comportamento, padrões conceptuais de comportamento, papéis sociais, processos sociais.
6 - Fatores básicos de explicação do social: teorias genéticas, o meio físico e a cultura.
7 - Dimensões de análise social das interações entre populações humanas e o meio no contexto do arquipélago da Madeira.
8 - Caracterização da componente humana da R.A.M.
9 - Processos de estruturação identitária.
10 - Atitudes sociais em relação à diversidade étnica e cultural.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Berger, P.L. & Luckman, T. , 2010 , A construção social da realidade , Lisboa: Dinalivro
Campenhoudt, L. V. , 2003 , Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais. , Lisboa: Gradiva
Carapeto, C. , 2004 , Fundamentos de ecologia , Lisboa: Universidade Aberta
Fortuna, C. (Org.) , 1997 , Cidade, cultura e globalização , Oeiras: Celta Editora
Franco, J. E. & Trindade, C. (Eds) , 2015 , Que saber(es) para o Séc. XXI - História, Cultura e Ciência na Madeira , Lisboa: Esfera do Caos Editora
Lamy, M. , 2001 , Introduction à L?Écologie Humaine , Paris: Ellipses Édition
Nepomuceno, R. , 2006 , A conquista da Autonomia da Madeira - Os conflitos dos Sécs. XIX e XX. , Lisboa: Editorial Caminho
Oliveira, P. , 2005 , A Reinvenção da Ilha da Madeira: Ludificação do território e retorno à natureza. , Lisboa: Fórum Sociológico
Pereira, H. M. (Ed.) , 2009 , Ecossistemas e bem-estar humano , Lisboa: Escolar Editora
Silvano, F. , 2001 , Antropologia do Espaço. Uma Introdução , Oeiras: Celta Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia seguida radica numa perspetiva construtivista da aprendizagem pelo que se procurará, mediante os conteúdos programáticos, facultar novos conhecimentos e também organizar os que os alunos já possuem relativamente ao meio social. Paralelamente à componente teórica das aulas, para a apresentação ou ampliação de conceitos trabalhados nos principais conteúdos programáticos, haverá uma componente prática. Nesta os alunos serão levados a desenvolverem uma reflexão, individual ou em grupo, acerca dos conhecimentos teóricos e a partilhá-la com o grande grupo. Também realizarão atividades de pesquisa, análise e interpretação de textos e de dados, e participarão na discussão crítica dos mesmos. A avaliação constará de uma frequência, um trabalho de grupo e sua apresentação oral e a participação nas aulas, com uma ponderação de 30%, 40%, 20% e 10%, respetivamente, na classificação final. Para os que não tiverem ainda aprovação, o exame na Época de Recurso representa 100%