Disciplina: Microeconomia II

Área Científica:

Economia

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender e aplicar os conceitos introduzidos na unidade curricular.
2 - Utilizar a metodologia da lógica económica, com ênfase na sua formalização matemática.
3 - Apreender conceptualmente a formalização dos diversos modelos do programa e conseguir resolver aplicações práticas decorrentes dos mesmos.
4 - Conhecer como as abordagens teóricas orientam a tomada de decisão em contexto de incerteza.
5 - Analisar as condições necessárias para o funcionamento mais eficiente e equitativo do mercado.
6 - Analisar diversas formas de distorção ao mercado perfeitamente concorrencial, nomeadamente as falhas de mercado que resultam da existência de externalidades, bens públicos, da assimetria de informação e da incerteza de funcionamento dos mercados.
7 - Compreender e prever o comportamento de diferentes tipos de mercado de concorrência imperfeita (monopólio, concorrência monopolística, oligopólio) e analisar as consequências sobre a eficiência, equidade e bem-estar económicos.

Conteúdos / Programa:

1 - COMPRA E VENDA: 1.1) Procura Líquida e Procura Bruta; 1.2) Dotações na Restrição Orçamental; 1.3) Mudança na Dotação; 1.4) Variações de Preços; 1.5) A Equação de Slutsky; 1.6) Oferta de Trabalho.
2 - ESCOLHA INTERTEMPORAL: 2.1) Cabaz de Consumo Intertemporal; 2.2) A Restrição Orçamental Intertemporal; 2.3) Curvas de Indiferença Intertemporais; 2.4) Otimização Intertemporal com dois períodos; 2.5) Taxa Marginal de Preferência Temporal; 2.6) A Equação de Slutsky e a Escolha Intertemporal; 2.7) O Valor Atual: uma análise mais minuciosa; 2.8) Aplicações.
3 - ESCOLHA EM CONTEXTO DE INCERTEZA: 3.1) Probabilidades e Valor Esperado; 3.2) Funções de Utilidade e Probabilidades; 3.3) Modelo de Utilidade Esperada de von Neumann-Morgenstern; 3.4) Aversão ao Risco; 3.5) Seguro Contra Maus Resultados; 3.6) Diversificação; 3.7) Distribuição do Risco.
4 - EQUILÍBRIO GERAL E EFICIÊNCIA DO MERCADO: 4.1) Economia de Troca Pura; 4.2) Caixa de Trocas de Edgeworth; 4.3) Afetação Ótima no Sentido de Pareto; 4.4) Equilíbrio de Mercado; 4.5) A Lei de Walras; 4.6) Preços Relativos; 4.7) Equilíbrio e Eficiência; 4.8) Primeiro Teorema da Economia do Bem-estar; 4.9) Segundo Teorema da Economia do Bem-estar; 4.10) Eficiência na Produção; 4.11) Caixa de Produção de Edgeworth; 4.12) Eficiência na Composição do Produto; 4.13) Fronteira de Possibilidades de Produção; 4.14) Taxa Marginal de Transformação.
5 - AS EXTERNALIDADES: 5.1) A Natureza Recíproca das Externalidades; 5.2) Preferências Quase-lineares e o Teorema de Coase; 5.3) A Produção de Externalidades; 5.4) Custo Social e Custo Privado; 5.5) Diferentes Exemplos e Aplicações.
6 - BENS PÚBLICOS: 6.1) A Provisão de Bens Públicos; 6.2) Provisão Privada de Bens Públicos; 6.3) "Free Riding"; 6.4) Diferentes Níveis de Bens Públicos; 6.5) Comparação com Bens Privados; 6.6) Votação.
7 - INFORMAÇÃO ASSIMÉTRICA: 7.1) O Mercado dos Carros Usados; 7.2) A Escolha da Qualidade; 7.3) Seleção Adversa; 7.4) Risco Moral; 7.5) Sinalização; 7.6) Incentivos.
8 - PODER DE MERCADO: 8.1) Monopólio; 8.2) Concorrência Monopolística; 8.3) Cartel numa indústria competitiva concorrencial; 8.4) Teoria dos Jogos; 8.5) Oligopólios.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mateus, A. e M. Mateus , 2008 , Microeconomia - Teoria e Aplicações , Editorial Verbo
Mateus, A. e M. Mateus , 2001 , Microeconomia - Exercícios e Estudo de Casos , Editorial Verbo
Varian, H. , 2010 , Microeconomia Intermédia: Uma Abordagem Moderna , Verlag Dashöfer Edições

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teóricas, a metodologia de ensino consiste principalmente na exposição oral da matéria, com o apoio de PowerPoint e/ou fichas elaboradas pelo docente. Nas aulas teórico-práticas, a metodologia de ensino contempla essencialmente a resolução de problemas práticos pelos alunos. A avaliação consiste na realização de uma frequência intermédia e de uma frequência final, cada uma com a ponderação de 50% para a nota final. Serão aprovados os alunos que obtenham uma média final mínima de dez valores. Época de recurso/melhoria: caso o aluno reprove na época normal, mas tenha tido positiva numa das frequências, pode, se desejar, fazer o exame de recurso só sobre a matéria da outra frequência. Neste caso, a nota deste exame substitui a nota da frequência para apuramento da nota final. Para outros casos de reprovação na época normal ou para quem pretenda melhorar a sua avaliação, deverá fazer um exame global com a ponderação de 100%.