Disciplina: Teoria dos Jogos

Área Científica:

Economia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar comportamentos estratégicos dos agentes económicos aplicando corretamente os diferentes conceitos de equilíbrio em teoria dos jogos.
2 - Aplicar a teoria dos jogos à resolução e modelização de diversos problemas económicos.
3 - Capacidade de pensar de forma crítica e avaliar um argumento económico;
4 - Capacidade de aplicar os conhecimentos em teoria dos jogos para a solução de problemas económicos teóricos e aplicados.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à teoria de jogos
2 - Jogos estáticos com informação completa
2.1. - Representação de um jogo na forma normal ou estratégica
2.2. - Eliminação iterada das estratégias estritamente dominadas e equilíbrio em estratégias estritamente dominantes
2.3 - Equilíbrio de Nash
2.4 - Aplicações do equilíbrio de Nash ­ Modelo de oligopólio de Cournot e Bertrand
2.5 - Equilíbrio de Nash em estratégias mistas
3 - Jogos dinâmicos com informação completa e perfeita
3.1 - Representação de um jogo na forma extensiva
3.2 - Backward Induction
3.4 - Aplicações: Modelo Stackelberg
4 - Jogos dinâmicos com informação completa e imperfeita
4.1 - Representação de um jogo na forma extensiva
4.2 - Equilíbrio de Nash perfeito em sub-jogos
4.3 - Aplicações
5 - Jogos Repetidos
5.1 - Jogos repetidos finitos
5.2 - Jogos repetidos infinitos
5.3 - Colusão tácita em oligopólio
5.4 - Outras aplicações

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gibbons, R. , A Primer in Game Theory , Prentice Hall
Baye, M. , Managerial Economics and Business Strategy , MacGraw­Hill
Osborne, M. , An Introduction to Game Theory , Oxford University Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas permitem uma exposição rigorosa dos conceitos teóricos. São especialmente vocacionadas para cumprir os objetivos de aprendizagem 1 e 2. As aulas práticas ao apresentarem aplicações e problemas concretos servem para preencher os objetivos 2 e 4. A avaliação através de frequências cobre a totalidade dos objetivos de aprendizagem, enquanto que o trabalho avalia essencialmente os objetivos de aprendizagem 3 e 4. Época normal: Frequência (40%); Fichas(10%); e Trabalho (50%). Época especial e de recurso: Exame (50%); e Trabalho (50%). Nota mínima em todos os elementos de avaliação: 9,5