Disciplina: História Económica de Portugal século XIX e XX
Área Científica:
História
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - No final do curso os alunos estarão aptos a ter o conhecimento e a compreensão sobre: o desenvolvimento económico português em perspectiva comparada; o enquadramento da economia portuguesa em espaços económicos relevantes onde se integrou e que interferiram no seu comportamento e evolução. o enquadramento da economia portuguesa em determinados contextos sociais e institucionais; as potencialidades e sobre as dificuldades da economia portuguesa contemporânea.
2 - O aluno será capaz de: explorar as relações entre a história económica e outras disciplinas, particularmente a economia e a história do pensamento económico; compreender, resumir e comunicar argumentos utilizados pela literatura da especialidade; usar os estudos de história económica portuguesa para aprender a importância da contextualização e dos processos de mudança lentos e acelerados. desenvolver a capacidade de pesquisa utilizando informação qualitativa e quantitativa;
Conteúdos / Programa:
1 - A história económica como história das causas do crescimento económico utiliza uma metodologia comparativa.
2 - Insere o crescimento económico português nas tendências de crescimento verificadas no espaço europeu.
3 - O curso analisa o crescimento económico português numa perspectiva histórica.
4 - Aborda as principais tendências de transformação estrutural e de crescimento económico em Portugal desde o início século XIX até até ao final do período de convergência do segundo pósguerra (1950-1973)
5 - Analisa o Liberalismo caracterizando o período conturbado ocorrido entre 1807 e 1851. A título introdutório começa por analisar os grandes problemas enfrentados por Portugal na segunda metade do século XVIII.
6 - Sublinha a modernização institucional e o crescimento lento ocorrido na segunda metade do século XIX.
7 - Caracteriza a economia portuguesa primeira parte do século XX (1914-1950).
8 - Aborda a transformação estrutural e crescimento económico XX após a segunda guerra mundial.
9 - Caracteriza o fenómeno de convergência da economia portuguesa entre 1950 e 1973.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Maria Leonor Freira Costa; Pedro Lains; susana Münch Miranda , História Económica de Portugal: 1143-2010 , Esfera dos Livros
Maria de Fátima Bonifácio , Seis estudos sobre o liberalismo português ,
Jaime Reis , O atraso económico português , ICS
Abel Mateus, Abel , Economia portuguesa , Verbo
José Silva Lopes , A economia portuguesa desde 1960 ,
Pedro Lains e Álvaro Ferreira da Silva , História Económica de Portugal, 1700-2000 , ICS
Pedro Lains , Os Progressos do Atraso , ICS
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O curso baseia-se em 3 horas de aulas teóricas por semanais (X16=48) e em 2 horas TP (X16=32) dedicadas ao debate a partir da apresentação e análise de artigos e capítulos respeitantes a problemas de história económica , trabalho tutorial com os alunos sobre leituras obrigatórias. A avaliação baseia-se nos itens seguintes: sistem A : 1. Apresentação oral e sumário escrito (25%); 2. sumário escrito (20% ); 3. Participação nos debates (10%); . 4. 1 teste = 45% . 5. Exame da época complementar = 45% 4 e 5 implicam nota minima de 10 valores. 6. 50% de minimo de presenças nas aulas. * A não participação em 3 implica a dedução de 10% na média final. Sistema B = Nas época especial o exame vale 100% da nota e com nota igual ou superior a 10. O exame recai sobre 100% da matéria.Melhoria de nota: Prova com ponderação de 100%. Nas épocas de recurso e especial o exame vale 100% da nota e recai sobre toda a matéria.