Disciplina: Economia do Turismo
Área Científica:
Economia
HORAS CONTACTO:
68 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Os objetivos gerais da disciplina , têm em conta os objetivos globais da Licenciatura em que se integra e as competências a alcançar no âmbito do Turismo. A U. C. visa proporcionar uma formação científica na área da Economia do Turismo e oferecer aos alunos a oportunidade única de desenvolver competências e atitudes para uma inserção no mercado de trabalho na área através de uma alfabetização económica, imprescindível para a formação básica e integral da pessoa na área do Turismo e uma visão económica da realidade turística. Com a UC pretende-se que os alunos conheçam a evolução da Economia do Turismo ao longo dos tempos , e consigam entender a afetação que os modelos económicos têm na vida das populações e quais as consequências em especial sociais . Espera-se que os alunos adquiram capacidade de analisar criticamente, interpretar os indicadores económicos, que permitem caracterizar os diferentes destinos turísticos e as suas especificidades.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução
1.1 - O Turismo - Factos e Números
1.2 - Evolução do turismo e suas características
1.3 - O turismo na Economia Mundial
1.4 - O turismo na Economia Mundial, perspetivas a medio/longo prazo
1.5 - O Turismo em Portugal
1.6 - Balança de Turismo e Balança de Pagamentos
2 - As Motivações turísticas
2.1 - A importância do Estudo das Motivações
2.2 - Teoria das motivações
3 - O Mercado Turístico
3.1 - A Procura Turística
3.2 - A elasticidade da Procura
3.3 - O Consumo Turístico
3.4 - Determinantes da Procura
3.5 - A Oferta Turística
3.6 - Caracterização e composição da Oferta
3.7 - Elasticidade da Oferta
3.8 - Desiquilíbrios ( abordagem ao Overtourism e Capacidade de Carga)
4 - Empresas Turísticas
4.1 - Empresas Turísticas - Principais Indicadores de Gestão
4.2 - O Revenue e o Price Management
4.3 - A Formulação de Preços
5 - Análise Estatística
5.1 - A recolha e tratamento de dados em Turismo
6 - O Planeamento Turístico
Bibliografia / Fontes de Informação:
Cooper C., Fletcher J., Fyall A., Gilbert D., Wanhill S. , 2008 , Tourism Principles and Practice(4. Ed) , _Financial Times Management
Stabler, M.J., Papatheodorou, A., Sinclair, M.T , 2010 , The Economics of Tourism ( 2 ed) , Routledge, New York
Tribe, J. , 2011 , The economics of Leisure and Tourism (4 ed) , Elsevier - Oxford
Machado, L. P. , Almeida, A. , 2010 , Turismo - Inovação e Novas Tecnologias , Edições Principia
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Apr / Rep
Metodologia de Avaliação:
Apresentam-se nesta secção algumas observações de carácter metodológico. Destacam-se as quatro características principais das aulas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência;2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Ativas, com realização de testes individuais; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. O modelo de funcionamento dos programas de formação assenta na divisão em aulas teóricas e práticas ou teórico-práticas. Nas aulas teóricas há utilização de exemplos de motivação com exercícios para resolução, além dos das aulas práticas, que poderá motivar à presença nas aulas teóricas. As práticas destinam-se à resolução de exercícios em papel e computador e apoio a trabalhos práticos. A UC tem avaliação contínua e frequência final considerando os seguintes elementos e respetivas ponderações: Trabalho de grupo 50% N. final (mínimo 8 valores);Frequência -prova escrita 50% N. final (mínimo 8 valores).