Disciplina: Política Económica
Área Científica:
Economia
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Os alunos serão capazes de descrever e utilizar os principais modelos teóricos de complexidade avançada ao nível de 1º ciclo, na área da política económica.
2 - Os alunos serão capazes de desenvolver uma análise crítica, comparativa e quantitativa dos problemas da política económica moderna.
Conteúdos / Programa:
1 - 1) Introdução à política económica 1.1) Objetivo da política económica 1.2) Variáveis da macroeconomia e políticas económicas 1.3) Principais instrumentos de política económica 1.4) Elementos de política económica internacional
2 - 2) Políticas económicas neoclássicas e keynesianas 2.1) Elementos de política económica neoclássica 2.2) Elementos de política económica keynesiana
3 - 3) Políticas económicas na síntese neoclássica em economia fechada 3.1) Política orçamental 3.2) Política monetária 3.3) Política salarial
4 - 4) Políticas económicas na síntese neoclássica em economia aberta 4.1) Conta das transações correntes e políticas económicas 4.2) Conta dos movimentos de capitais e políticas económicas 4.3) Política orçamental 4.4) Política monetária 4.5) Política cambial
5 - 5) Políticas económicas no modelo AD-AS 5.1) Políticas económicas e trade-off keynesiano 5.2) Políticas económicas e monetarismo 5.3) Políticas económicas e nova macroeconomia clássica
6 - 6) Políticas económicas na nova macroeconomia keynesiana 6.1) Políticas económicas no modelo do NAIRU 6.2) Políticas económicas e histerese 6.3) Política monetária e regra de Taylor
7 - 7) Políticas económicas na macroeconomia do desequilíbrio e pós-keynesiana 7.1) Políticas económicas no modelo de Barro e Grossman 7.2) Políticas económicas no modelo de Davidson 7.3) Políticas económicas no modelo de Lavoie 7.4) Políticas económicas no modelo de Andini
8 - 8) Políticas económicas no modelo do matching 8.1) Políticas económicas, função do matching e curva de Beveridge 8.2) Políticas económicas e equação da criação de postos de trabalho 8.3) Políticas económicas e equação da formação dos salários 8.4) Políticas económicas e equilíbrio do modelo
Bibliografia / Fontes de Informação:
Andini C. , 2016 , Teorias e Políticas Macroeconómicas , Universidade da Madeira
Lavoie M. , 2015 , Post-Keynesian Economics: New Foundations , Edward Elgar
Acocella N. , 1998 , The Foundations of Economic Policy: Values and Techniques , Cambridge University Press
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino é principalmente baseada na transmissão oral e escrita de conhecimento do docente aos alunos durante as horas de contacto. Porém, ela contempla também a resolução de casos ou problemas práticos, bem como sessões de discussão de temas de atualidade. Os materiais mais utilizados para a transmissão de conhecimento são os documentos elaborados pelo próprio docente e os sites da Internet. A avaliação é contínua e consiste na realização de duas frequências. Cada frequência tem uma ponderação de 50%. Os exames de recurso, melhoria ou época especial têm uma ponderação de 100%.