Disciplina: Contabilidade II
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Apresentação, análise e discussão das temáticas: capital próprio, resultados, demonstrações financeiras (DF), grupos económicos e consolidação.
2 - Apresentação, análise e discussão de valorimetrias especiais e a problemática dos impostos diferidos;
3 - Abordagem do tratamento contabilístico de operações de fusões, absorções e cisões de sociedades.
Conteúdos / Programa:
1 - Parte I - Contas individuais: 1. Classe 5: Capital, reservas e resultados transitados. 1.1 Capital: 1.1.1 Capital social (aumentos e reduções). 1.1.2 Modificações no Capital. 1.2 Ações/quotas próprias. 1.3 Outros instrumentos de capital próprio: 1.3.1 Prestações suplementares. 1.4 Prémios de emissão. 1.5 Reservas: 1.5.1 Reservas legais. 1.5.2 Outras reservas. 1.6 Resultados transitados. 1.7 Ajustamentos em ativos financeiros: 1.7.1 Método da equivalência patrimonial. 1.8 Excedentes de revalorização de AFT e de ativos intangíveis. 1.9 Outras variações no capital próprio. 1.9.1 Impostos diferidos. 1.9.2 Subsídios do Governo. 1.10 Relação com as DF.
2 - Parte II - Contas consolidadas: 2.1 Conceitos básicos. 2.2 Métodos de consolidação. 2.3 Processo de consolidação, incluindo Relato.
3 - Parte III - Fusões, Absorções e Cisões.
Bibliografia / Fontes de Informação:
N/A , Sistema de Normalização Contabilística (SNC). , N/A
Rodrigues, A. M., Carvalho, C., Cravo , Contabilidade Financeira ? Sua Aplicação , Almedina
Borges, A., Rodrigues, A. & Rodrigues, A 2010 , Elementos de Contabilidade Geral , Áreas Editora
Azevedo, J. , Práticas de Consolidação de Contas , Áreas Editora
Lopes, C. , Consolidação de contas e fusões & aquisições , Rei dos Livros
Baptista da Costa, C. & Correia Alves , Contabilidade Financeira , Rei dos Livros
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas estão divididas nas componentes teórica e teórico-prática. As aulas teóricas são expostas em sala de aula ou com recurso a ferramentas de e learning e com a apresentação de trabalhos. Na avaliação da época normal haverá a realização de duas frequências com igual ponderação para a classificação final num total de 60%, mais os trabalhos de grupos a serem apresentados no decorrer das aulas teóricas. Os trabalhos, juntamente com o comportamento em sala de aula, terão uma ponderação de 40% para a classificação final da UC. Numa escala de 0 a 20 valores, o aluno nunca poderá ter uma classificação inferior a 7,500 valores na 1ª frequência e a 6,000 valores na 2ª frequência. O aluno terá de apresentar pelo menos 2 trabalhos. Para obter aprovação na época normal, (i) estes limites deverão ser respeitados cumulativamente e (i) a média ponderada das classificações das duas frequências, acrescida da classificação dos trabalhos, deverá ser igual ou superior a 9,500 valores.