Disciplina: Marketing
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer os conceitos de marketing turístico e o seu relacionamento com a administração geral das empresas de turismo, e aplicar as ferramentas básicas para diferentes tipos de empresas, destinos e mercados turísticos em relação à análise ambiental, definição de objetivos e estratégias de negócios e suas políticas de marketing.Desenvolver uma visão geral da disciplina, para aprender a gerir e a aplicar os conhecimentos fundamentais do marketing às empresas de turismo.
2 - Competências desenvolvidas:
2.1 - Definir objetivos, estratégias e políticas de marketing.
2.2 - Adquirir, compreender e estruturar o conhecimento, e de o aplicar.
2.3 - Resolver problemas, transmitir julgamentos reflexivos e/ou tomar decisões.
2.4 - Comunicar eficazmente informação e/ou conhecimentos.
2.5 - Planear e organizar, para minimizar incertezas no meio ambiente e cumprir os parâmetros de qualidade estabelecidos.
2.6 - Reconhecer os principais operadores turísticos e as principais estruturas administrativas políticas.
Conteúdos / Programa:
1.2 - Introdução. Digitalização das empresas. O papel do marketing. Inovação e mudança. Estratégia da empresa na era digital
3 - Evolução do papel do departamento de marketing em empresas de turismo. Necessidades e aspirações dos clientes. Viagem do cliente. Experiência de clientes. "Touch Points"
4 - Análise externa. PESTEL. Modelo "Diamond" de Porter. Benchmarking
5 - Análise interna. Análise SWOT
6.7 - Estratégias e Proposta de Valor. Conceito de negócios, objetivos estratégicos, estratégia competitiva. Mercados atrativos. Alternativas estratégicas. Principais fatores de sucesso, e vantagens competitivas
8 - Transmissão de valor e Reinvenção da Cadeia de Valor. Comportamento organizacional. Áreas funcionais. Ativos tangíveis e intangíveis
9.10 - Segmentação. Segmentos e nichos de mercado. Perfil do consumidor, comportamento de compra, Atitude de Consumo, Estilo de Vida
11.12 - Posicionamento. Estratégias de diferenciação. Atributos
13.14 - Apresentação do projeto final de grupo.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Fisk, Grove, John. , 2014 , Services Marketing , Cengage Learning
Gimbert, X. , 2011 , Think strategically , Palgrave Macmillan
Jobber, D; Ellis-Chadwick, F. , 2012 , Principles and Practice of Marketing , McGraw-Hill Education
Kolb, B. , 2016 , Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries , Taylor & Francis Group
Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J. C., & Baloglu, S. , 2006 , Marketing for hospitality and tourism , UK: Pearson Education Limited.
Kotler, P. & Keller, K. , 2016 , Marketing Management , Pearson Education
Lacobucci. , 2014 , Marketing Management, , Cengage Learning
Valls, J.F. , 2017 , Big Data: atrapando al consumidor , Profit
Valls, J. F. , 2014 , Estrategias y tácticas de Marketing , Profit
Wilson, A.; Zeithaml, V.; Bitner, M.; Gremler, D. , 2012 , Services Marketing: Integrating Customer Focus Across The Firm , McGraw-Hill Education
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
a) Metodologia de ensino: Encontrar informação, preparação e organização de material. Estudo individual e grupos de estudo. Seminários com debates. Serão convidados gestores hoteleiros que ficarão responsáveis pela realização de eventos que apresentarão casos práticos. Estudos de caso. Projetos supervisionados realizados em grupo. b) Avaliação: Tarefas escritas regulares 30%. Exame final 30%. Projeto de grupo final 40%. Época de recurso e/ou de melhoria: realização de 1 exame, com uma ponderação de 100% na classificação final, incluindo toda a matéria lecionada ao longo do semestre.