Disciplina: Francês A1.2

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A presente disciplina de iniciação à Língua Francesa permite ao aluno alcançar o nível elementar A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O nível A1.2 (continuação do Francês A1.1) pressupõe a compreensão e a utilização de expressões familiares e quotidianas, assim como de enunciados simples que visam satisfazer necessidades concretas de comunicação. Pretende-se:
1.1 - Desenvolver a competência linguística, através de uma aprendizagem guiada e sistemática da morfossintaxe do Francês como língua estrangeira;
1.2 - Desenvolver a autonomia do estudante para a observação da língua e a prática comunicativa desta;
1.3 - Desenvolver as competências gerais individuais de ?savoir-faire? e ?savoir-être? para uma comunicação eficaz;
1.4 - Promover competências de pesquisa e de produção escrita;
1.5 - Desenvolver a capacidade de trabalho individual e em grupo/pares.

Conteúdos / Programa:

1 - CONSCIENCIALIZAÇÃO DA LÍNGUA E DA CULTURA FRANCESA
2 - VOCABULÁRIO E LEITURA
2.1 - Seleção de textos orais e escritos.
2.2 - Vocabulário progressivo do Francês
3. - CONTEÚDOS GRAMATICAIS
3.1 - As diferentes formas de negação (verbos, locuções negativas, etc.)
3.2 - Conjugação de verbos regulares e irregulares
3.3 - Verbos pronominais reflexos
3.4 - Expressões particulares
3.5 - Passé Composé ? auxiliar ?être? et ?avoir?
3.6 - Adjetivos: lugar, género e número
3.7 - Grau dos adjetivos
3.8 - Pronomes relativos
3.9 - Futur proche

Bibliografia / Fontes de Informação:

Bérard, É. , 2007 , Grammaire du français. Comprendre, réfléchir, communiquer , Didier.
Berthet, A., Daill, E. et al. , 2012 , . Alter ego + A1, méthode de français , Hachette Livre
Carvalho de O., , 2007 , Gramática do Francês Fundamental. Ensino Básico; Ensino Secundário , Porto Editora
Delatour, Y., Jennepin, D., Léon-Dufour, M., Mattlé-Yeganeh, A., Teysser, B., , 1991 , Grammaire du Français, cours de civilisation française de la Sorbonne. , Hachette.
Glaud, L., Lannier, M., Loiseau, Y., , 2015 , Grammaire essentielle du français. A1/A2.100% FLE, , Didier.
Grégoire, M., Thiévenaz, O., 2 , 2003 , Grammaire progressive du français , Porto Editora,
Larousse. , 2004 , Gramática de Francês. Guia Essencial da Gramática Francesa. Companheiro Ideal de revisões para todos os estudantes de francês , Larousse.
Miquel, C., , 2016 , Vocabulaire Progressif du Français.2e Édition avec 280 exercices, , CLE International.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de classificação: Quantitativa (0-20) Metodologia de avaliação: As aulas variam entre a componente expositiva e a teórico-prática sendo constante a interação entre docente e estudantes e vice-versa. Recurso a diferentes fontes de informação (manuais; revistas; músicas; artigos) e de apresentação de conteúdos (PowerPoint; vídeos; filmes). A produção oral e escrita em língua francesa desenvolve-se através de trabalhos individuais e de grupo com recurso a apresentações, diálogos e simulação de situações (Jeu de rôle). No que concerne a avaliação, optou-se pelo Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. A tipologia de avaliação é a contínua e os elementos a considerar e respetivas percentagens são: 50% - Frequências (2x25%) 20% - Trabalho/Apresentação Oral 30% -Trabalho em sala de aula: participação oral e escrita; trabalhos individuais/grupo; leitura; assiduidade e empenho).