Disciplina: Projeto de Design II
Área Científica:
Design
HORAS CONTACTO:
96 Horas
NÚMERO DE ECTS:
12 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - A capacidade de gerar soluções técnicas, estéticas e formais como resposta à necessidade expressa por um brief/programa/solicitação dado por um cliente real.
2 - Considera-se fundamental no contexto social, económico e produtivo da Ilha da Madeira, criar laços externos de forma a que os alunos sejam confrontados com constrangimentos projetuais originados pelo contexto do cliente em causa.
3 - Argumentos operativos como questões orçamentais, legais, ambientais, concorrenciais e culturais serão integradas recorrendo à prática multidisciplinar, adaptação e otimização de processos técnicos e produtivos.
4 - Cobrir a criação de artefatos, sistemas ou serviços, a imagem corporativa e a comunicação externa, de acordo com um processo lógico de design integrado em interação com o cliente.
Conteúdos / Programa:
1 - Argumentos operativos como questões orçamentais, legais, ambientais, concorrenciais e culturais serão integradas recorrendo à prática multidisciplinar, adaptação e otimização de processos técnicos e produtivos. Esta dinâmica projetual abrange a criação de artefactos,sistemas ou serviços, seguindo uma lógica de processo em design integrado de interação entre cliente; imagem corporativa e comunicação externa. A partir da metodologia e kit de ferramentas HCD Human-Centred Design, o "como fazer":
1.1 - Compreender e verificar a conveniência, a viabilidade económica e viabilidade técnica de uma solução em design;
1.2 - Protótipar um produto, serviço ou sistema;
1.3 - Validar a solução de design no contexto real, a partir da perspetiva tanto da viabilidade técnica e económica (por exemplo, plano de negócios).
2 - Design para a Inovação Social: Projeto para bem-estar e de Design para o Desenvolvimento Sustentável.
Bibliografia / Fontes de Informação:
G. JULIER , 2008 , The culture of design , SAGE
R. MURRAY, J. CAULIER-GRICE, G. MULGAN , 2010 , The Open Book of Social Innovation , Nesta
M. STICKDORN, J. SCHNEIDE , 2010 , This Is Service Design Thinking , BIS Publisher
BERTOLA P., MANZINI E , 2004 , Design multiverso. Appunti di fenomenologia del design , Poli.Design
BUCHANAN, R , 1992 , Wicked problems in design thinking. , Design Issues
IDEO , 2014 , Human-Centred Design Toolkit, 2nd Edition , IDEO
BERTOLA, P. & TEIXERA, J. C. , 2003 , Design as a knowledge agent. How design as a knowledge process is embedded into organizations to foster innovation , Design Studies
G. Mulgan , Social Innovation: what it is, why it matters and how it can be accelerated , Skoll Centre for Social Entrepreneurship
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Considera-se esta UC como território de síntese técnica e cient. de todos os contributos disciplinares, na sequência e epílogo de um contínuo de seis UC semestrais dedicadas ao proj. em Design, nas suas várias facetas. Alicerça-se no desenv. acompanhado de vários proj. com objet. já definidos. Este acompanhamento é feito seja pelo docente, como pelo confronto periódico com o cliente/comunidade, como pelas apresentações faseadas à turma, favorecendo um ambiente crítico e construtivo de debate e confronto das diversas soluções em diferentes momentos do proj. A av. é contínua e baseada na concretização de proj. Esta UC segue o Modelo C de acordo com o Reg. de av. do Estudante(incluindo os prazos). A UC está sujeita a av. por projetos que podem ter entre 2 a 4 momentos de avaliação quantitativa. A frequência mínima para garantir a aprovação na disciplina é de 75% do total de aulas previstas. Os alunos trabalh. estão sujeitos a uma frequência mínima obrigatória de pelo menos 50% das aulas.