Disciplina: História da Arte e do Design 2
Área Científica:
Ciências da Arte
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - No final do semestre, o aluno deverá ser capaz de: reconhecer e compreender os principais factos e protagonistas do devir histórico da arte e do design, do passado mais remoto até finais do século XIX, e as suas relações com o contexto português.
2 - Analisar as características conceptuais e estéticas, próprias de cada período, em função das realidades físicas, sociais, culturais, políticas e económicas.
3 - Participar activamente no debate acerca do papel do designer na sociedade, assim como da importância da metodologia projetual.
4 - Desenvolver pesquisa no âmbito da teoria e história do design.
Conteúdos / Programa:
1 - Pós-guerra e sociedade de massas. Os princípios do "industrial design" (1930-1945).
2 - A libertação da expressão artística: a action painting, o jazz e a improvisação.
3 - O racionalismo: A Escola de Ulm. Os conceitos de styling e streamlining.
4 - A pop art e a sociedade de consumo. Publicidade e marketing.
5 - A identidade europeia: o design alemão, italiano, suíço e escandinavo.
6 - A Op art e a teoria da Gestalt. O minimalismo na arte e no design. A arte conceptual.
7 - O design alternativo ou contra-design. Victor Papanek e o ecodesign. O Grupo Memphis.
8 - O contexto português: António Sena da Silva e Daciano da Costa. A galeria Altamira.
9 - O contexto português: A Associação Portuguesa de Designers e o Centro Português de Design.
Bibliografia / Fontes de Informação:
BÜRDEK, B , Diseño, história, teoria y práctica del diseño industrial , Gustavo Gil
MARGOLIN, V., Buchanan, R. , 1995 , The Idea of Design ? A Design Issues Reader , The MIT Press
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Combinação dos seguintes métodos: - método expositivo e explicativo. - método dialógico. - método activo. 1- Avaliação periódica: através de mini-testes (40%) e apresentação de trabalhos (50%). 2- Avaliação contínua: mediante a assiduidade e participação em aula (10%).