Disciplina: Design II

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver capacidades avançadas de percepção, de desenho e de design de produto.
2 - Desenvolver design de produtos básicos, aproximados à escala de mão e de baixa complexidade.
3 - Desenvolver conceitos de usabilidade, ergonomia, conforto e adequação ao uso humano.
4 - Desenvolver conceitos de fabrico e economia do design de produtos.
5 - Modelação analógica de sólidos tridimensionais com base em desenhos analíticos bidimensionais, replicação precisa da proporção, geometria e pormenores.
6 - Desenvolver modelação de sólidos analógicos: técnicas de prototipagem rápida com espuma EPS.
7 - Introdução à reprodução de detalhes de produto: técnicas com espuma EPS.
8 - Replicação de detalhes de modelos sólidos através de desenhos analógicos ortográficos e isométricos precisos.

Conteúdos / Programa:

1 - Relação entre forma e estrutura.
2 - Introdução à morfologia - Descodificação das formas dos produtos através da sua análise estrutural.
3 - Fatores que afetam a usabilidade, o conforto humano e a segurança no design de produtos.
4 - O design para o fabrico: uso eficiente de materiais.
5 - Otimização da forma do produto: ergonomia e experiência do usuário.
6 - A embalagem do produto: considerações sobre design para a robustez, transporte, proteção e comunicação gráfica.
7 - Fundamentos sobre design de embalagens estruturais.
8 - Ferramentas e técnicas para modelação com espuma de EPS.

Bibliografia / Fontes de Informação:

K. Henry , 2012 , Drawing for Product Designers (Portfolio Skills: Product Design) ,
R. Steur, E. Eissen , 2011 , Sketching: The Basics ,
J. Kahane , 2015 , The Form of Design: Deciphering the Language of Mass Produced Objects ,
A. Milton , 2013 , Research Methods for Product Design (Portfolio Skills Product Design) ,
B. 5. Hallgrimsson , 2012 , Prototyping and Modelmaking for Product Design (Portfolio Skills) ,
S. Hall , 2012 , This Means This, This Means That: A User's Guide to Semiotics- 2nd Edition ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC adota o Modelo de Avaliação 'C'. A disciplina será composta por duas componentes principais de avaliação: avaliação contínua: Trabalhos/participação/presença (20%) e a prática de projetos em design: 2 projetos cada 40%. Sendo de natureza mais prática, espera-se que os alunos apliquem regularmente ferramentas e técnicas laboratoriais e que criem evidências para o desenvolvimento dos seus projetos. Durante a fase prática do projeto, espera-se que os alunos debatam e apresentem progressos no projeto. Cada etapa da avaliação do projeto terá uma ponderação em relação ao todo. Os alunos serão avaliados pelas capacidades de desenho, composição, percepção, modelação e capacidade manual. Em cada momento de avaliação, os alunos serão solicitados a apresentar resultados e as habilidades de apresentação terão também impacto na avaliação final.

Regente da Disciplina:

Shujoy Chakraborty