Disciplina: Cultura Portuguesa Contemporânea

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Promover a reflexão crítica sobre a Cultura Portuguesa Contemporânea (CPC) 1.1. Perspectivar as origens, natureza e evolução da CPC
2 - Desenvolver as capacidades de reflexão sobre as problemáticas contemporâneas
3 - Obter instrumentos metodológicos de pesquisa e de análise
4 - Identificar e abordar algumas das principais questões da CPC, durante os séculos XIX e XX
5 - Destacar as constantes e linhas de força, através de uma análise centrada nos aspectos culturais, sociais, institucionais e, inclusive, económicos
6 - Definir e demonstrar a importância do conhecimento histórico-cultural na análise e compreensão do presente 6.1. Conhecer e compreender a complexidade do sistema cultural português
7 - Reflectir sobre as implicações e aplicações para a investigação

Conteúdos / Programa:

1 - Do fim do Antigo Regime ao Portugal liberal: mudanças e permanências 1.1. A realidade política e sócio-cultural. As raízes da ideia liberal. 1.2. Os exílios. O romantismo português. O Teatro e o Povo. A imprensa.
2 - Da decadência à queda da Monarquia 2.1. Breve panorama das tendências culturais no final do século XIX. As ideias de Progresso e Decadência numa perspectiva histórica: Antero de Quental, Eça de Queiroz e Oliveira Martins. A questão (anti-)clerical. 2.2. Nacionalismo e o culto dos grandes homens. A Comemoração e a Festa. Novas atitudes e comportamentos colectivos: partidos, sindicatos e outros movimentos.
3 - A Primeira República Portuguesa 3.1. O republicanismo português. Entre a tradição e a modernidade: as ideias de reforma. 3.2. A cultura nacionalista antiliberal: personalidades, grupos e movimentos. Liberalismo, Integralismo, Autoritarismo, Comunismo e Fascismo.
4 - O "Estado Novo?"4.1. O Salazarismo. Os intelectuais e os mecanismos de representação e propaganda. 4.2. A História e a Cultura na rádio, no cinema e na televisão
5 - O Portugal Democrático 5.1. Destino e identidade nacional? A desconstrução mítica e a reinvenção do país. 5.2. A(s) Cultura(s) em liberdade: práticas e políticas; mudança de valores e mentalidades. Novos espaços e plataformas.
6 - A Madeira na Cultura Portuguesa Contemporânea 6.3. Identidade, Memória e Autonomia.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BUESCU, Helena e CERDEIRA Teresa Cristina (coord.) , 2011 , Literatura Portuguesa e a Construção do Passado e do Futuro , Casal de Cambra, Caleidoscópio
França, José Augusto, , 1991 , A arte em Portugal no século XX, , Lisboa, Ed. Bertrand,
FRANÇA, José Augusto, , 1993 , O Romantismo em Portugal , Lisboa, Livros Horizonte
LOURENÇO, Eduardo , 2012 , Portugal como destino: Dramaturgia cultural portuguesa, in Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade , Lisboa, Gradiva
LOURENÇO, Eduardo, , 1978 , O Labirinto da Saudade. Psicanálise Mítica do Destino Português , Lisboa, Dom Quixote,
MACHADO, A. Manuel , 1977 , A Geração de 70 - Uma Revolução Cultural e Literária , Lisboa, Biblioteca Breve/Instituto de Cultura Portuguesa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Além disso, a partir de textos, os estudantes devem saber desenvolver competências argumentativas, através de intervenções na aula e da preparação para as avaliações escritas e orais. São também convidados a procurar informação para aumentarem o grau de conhecimento sobre os conteúdos que são analisados nas aulas. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 40% + 40% da avaliação, para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e pela presença e participação activa em aula (20%).