Disciplina: Língua Clássica A2.1 Latim
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Consolidar o conhecimento da Língua e Cultura Latinas, enquanto elementos matriciais, de modo a reconhecer padrões de continuidade entre a cultura latina e a cultura ocidental.
2 - Reconhecer, por via do estudo das estruturas gramaticais fundamentais da língua latina, a influência desta na língua portuguesa.
3 - Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita em língua latina e na língua portuguesa.
4 - Compreender o funcionamento da língua latina, nas suas componentes fonológica, morfológica, sintáctica e lexical, de modo a permitir o contacto com um texto de dificuldade média escrito nesta língua.
Conteúdos / Programa:
1 - Análise morfossintáctica de uma compilação de textos latinos (p. ex.: sententiae e epitáfios, textos da Vulgata, dos Evangelhos Apócrifos).
2 - Morfologia verbal: o infinitivo e o particípio; o conjuntivo; os verbos irregulares (sistematização).
3. - Morfologia nominal (consolidação de conhecimentos); os substantivos de tema em -e e de tema em -u; os adjectivos da 2ª classe; os graus dos adjectivos.
4 - Morfologia pronominal: consolidação de conhecimentos.
5 - Sintaxe: os complementos circunstanciais; a voz passiva; a conjugação perifrástica; a oração subordinada: orações completivas (infinitivas e interrogativas indirectas); circunstanciais (temporais, condicionais, causais, finais).
6 - Lexicologia e semântica (consolidação de conhecimentos): estrutura do léxico latino (derivação e composição; famílias de palavras); evolução fonética e semântica do Latim ao Português.
7 - A expansão do império romano e a romanização.
Bibliografia / Fontes de Informação:
M. A. ALMENDRA, J. N. FIGUEIREDO , 1997 , Compêndio de Gramática Latina , Porto Editora
P. BOUET, D. CONSO & F. KERLOUEGAN , 1975 , Initiation au Système de la Langue Latine , Nathan
A. ERNOUT , 1954 , Aspects du Vocabulaire Latin , Klincksieck
C. A. LOURO da FONSECA , 2000 , Sic Itur in Vrbem: Iniciação ao Latim , Instituto de Estudos Clássicos
A. FREIRE , 1992 , Gramática Latina , Livraria Apostolado da Imprensa
F. GAFFIOT , 1995 , Dictionnaire Latin - Français , Librairie Hachette
M. de GIVE , 1992 , Grammaire Latine , Dessain
T. LEWIS & Ch. SHORT , 1996 , A Latin Dictionary , Clarendon Press
P. MONTEIL , 1986 , Éléments de Phonétique et de Morphologie du Latin , Nathan
L. R. PALMER , 1961 , The Latin Language , Faber & Faber
P. G. W. GLARE , 1997 , Oxford Latin Dictionary , Clarendon Press
A. ERNOUT , 1989 , Morphologie Historique du Latin , Klincksieck
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A leccionação da presente disciplina baseia-se nas aulas teóricas no método expositivo complementado, nas aulas teórico-práticas, pelo trabalho prático dos alunos. Assim, num primeiro momento, os conteúdos teóricos são expostos e comentados, com recurso a materiais de apoio. Seguidamente, tal exposição é complementada com exercícios práticos que visam consolidar o conhecimento das matérias abordadas. Por forma a desenvolver todo um vasto leque de competências (nos domínios da morfologia, da sintaxe, da semântica, etc.), os alunos são levados a recapitular e relacionar dinamicamente os conteúdos teóricos entre si mediante a prática da leitura, análise e tradução de textos latinos. A avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Clássica A2.1 Latim, no que respeita à aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas componentes teórica e teórico-prática, é efectuada mediante a realização de duas provas escritas (45%+45%) e um trabalho de investigação (10%).