Disciplina: Língua Estrangeira B2.1 Inglês
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Inglês
Objetivos Gerais:
1 - O desenvolvimento e a consolidação de competências da leitura, oralidade, escrita e compreensão oral por estudantes.
2 - Promover a sua confiança e fluência no uso da língua inglesa falada e escrita, em situações autênticas do quotidiano.
3 - A revisão e a consolidação de estruturas da língua, previamente estudados, serão seguidas pela aquisição de novas estruturas, complementadas por atividades de estudo autónomo, diário, de modo a aperfeiçoarem a sua produção oral e escrita.
4 - Os estudantes participam numa variedade de atividades comunicativas, em sala de aula, incluindo a discussão de temáticas sobre os textos de leitura extensiva, desenvolvendo competências comunicativas (linguísticas, discursivas e sócioculturais), que contribuem para o uso efetivo da língua inglesa, na suas funções interpessoal, transaccional e ideacional.
Conteúdos / Programa:
1 - INTRODUCTION - TOWARDS LANGUAGE AWARENESS: Speaking, Listening, Reading and Writing. Review of Punctuation, Capitalisation, Spelling (commonly misspelt words), Word Stress, Pronunciation, Units of language.
2 - VOCABULARY AND READING A - Vocabulary Expansion through language analysis in context drawing on sets of handouts and the course manuals, Total English - Upper-Intermediate, Students Book (Units 1- 5) and Total English - Upper-Intermediate, WorkBook (Units 1- 5). B - Extensive Reading: a novel.
3 - ENGLISH GRAMMAR: DETERMINERS, PRONOUNS, QUANTIFIERS, POSSESSIVE CASE, NOUNS, ADJECTIVES, ADVERBS, WORD FORMATION, MODIFIERS, PREPOSITIONS, WH-QUESTIONS, QUESTION TAGS, VERBS: IRREGULAR VERBS (B2.1 List), VERB CLASSES, LEADING FORMS, GERUNDS AND INFINITIVES, VERB TENSES AND USES (PRESENT/PAST/...) , AUXILIARY VERBS, PHRASAL VERBS, MODALS, IF STRUCTURES (I / II / III); IN CASE, EMPHASIS
Bibliografia / Fontes de Informação:
Jones, D. , 1991 , English Pronouncing Dictionary , Cambridge U.P.
Murphy, R. , 2012 , English Grammar in Use , Cambridge U.P.
Foley, M , 2006 , Total English - Upper-Intermediate, Workbook , Pearson, Longman
Acklan, R. & Crace, A , 2006 , Total English - Upper Intermediate, Students? Book , Pearson Longman
Carter, R. & M. McCarthy , 2006 , Cambridge Grammar of English: A Comprehensive Guide - Spoken and Written English Grammar and Usage , CUP,
Harmer, J. & R. Rossner , 1991 , More than Words: Vocabulary for Intermediate to Advanced Students , Longman,
Swan, M., & C. Walter , 2005 , Practical English Usage , OUP,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas havendo uma constante interação entre docente e estudantes. A produção oral e escrita em inglês irá ser desenvolvida através de trabalho individual e de pares. Os estudantes deverão fazer (1) uso do manual de apoio, Workbook, que apresenta atividades de apoio para consolidação da matéria dada na aula; (2) um estudo sistemático das estruturas aprendidas (níveis A1 a B1), realizando os exercícios da gramática aconselhada (Collins Cobuild Student's Grammar). Haverá também um enfoque no desenvolvimento das competências orais, devendo os estudantes efectuar leituras em voz alta e comunicar excl. em Inglês. Avaliação: optou-se pelo Modelo A do Reg. de Avaliação e Aprendizagem da UMa. Assim sendo, os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de 2 frequências (1ª Fr..: 40% + 2ª Fr.: 40%) e de uma componente oral (20%), em que serão testadas as suas reading, writing, listening, speaking skills ao nível intermédio superior.