Disciplina: Língua Estrangeira A1.1 Alemão
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta disciplina é um curso de iniciação para alunos sem conhecimentos prévios em Língua Alemã. A disciplina permitirá ao aluno alcançar o nível básico A1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações de dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. Os discentes descobrirão as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestarão atenção ao funcionamento da língua (language awareness). No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1.1 - Trabalhar com os manuais.
1.2 - Consultar os dicionários bilingues alemães (destacando a informação sobre o género e as terminações para o plural e o Genitiv).
1.3 - Usar os dicionários bilingues online (pons.com) e os monolingues online (duden.de).
1.4 - Extrair informação relevante de textos escritos simples.
1.5 - Escrever textos breves.
1.6 - Apresentar-se e responder a questões em relação a si próprios em diálogos.
Conteúdos / Programa:
1 - Trabalho autónomo das lições 1 e 2 de Dimensionen 1, 6, 7 e 8 de Linie 1 A1.1 e 2 e 4 de studio d A1, e sob orientação do docente.
2 - Conteúdos temáticos: cumprimentar-se e apresentar-se; indicar o primeiro e o último nome; Sie/du; o alfabeto/soletrar; perguntar; dar nome a objectos; compreensão de perguntas simples, informações, mensagens ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais; descrever um apartamento; falar sobre pessoas; os números
3 - Conteúdos gramaticais: os tempos verbais (Präsens, Präteritum dos verbos "haben" e "sein"); os verbos modais; as perguntas diretas (Ja/Nein-Frage); as perguntas com pronomes interrogativos (W-Fragen); os artigos definidos e indefinidos; os pronomes pessoais; os adjectivos não declinados (predicativos); as vogais breves e longas; a pronúncia de ditongos; a pronúncia de /ch/; a letra especial alemã ß (especial como o "ç" português); escrever em maiúscula os nomes ...
4 - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas da Cultura e da Comunicação.
5 - Preparação da prova oral.
Bibliografia / Fontes de Informação:
E. M. Jenkins et al. , 2003 , Dimensionen. Lernstationen 1 , Hueber Verlag
S. Kaufmann et al. , 2015 , Linie 1 A1.1 Deutsch im Alltag und Beruf, Kurs- und Übungsbuch , Klett-Langenscheidt
H. Funk et al. , 2008 , Studio d A1 Deutsch als Fremdsprache, Kurs- und Übungsbuch , Cornelsen
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas três seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Os estudantes também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do seu trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só serão frontais quando for necessário explicar algum aspecto linguístico devido à sua complexidade, ou porque não ficou suficientemente claro, ou porque são os próprios alunos a solicitá-lo. Modelo B de Avaliação da UMa - 80% de presença obrigatória às aulas - 2 Frequências escritas (cada, 40%); 1 prova oral (20%). - Na Época de Recurso serão admitidos alunos com estatuto "normal" (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor nota (40%). - Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as duas frequências escritas (80%) na época de recurso. -O outro elemento de avaliação (20%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso.