Disciplina: Estudos Europeus

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Análise diacrónica da formação da ideia de Europa: da Antiguidade Clássica aos nossos dias;
2 - Conhecer o património cultural da Europa;
3 - Distinguir e caracterizar os principais momentos da evolução social, política e cultural da Europa;
4 - Capacidade para avaliar o momento pós-guerra e a construção de uma comunidade europeia: desafios, problemas, sucessos e fracassos;
5 - Com estes objectivos devem os alunos: Compreender a evolução da ideia de Europa, desde a Antiguidade até aos nossos dias; entender a Antiguidade Clássica enquanto matriz cultural da Europa; Conhecer a Europa entre a Idade Média e o século XIX: principais acontecimentos sociais, políticos e culturais; Identificar as razões da construção europeia; Identificar e discutir os desafios da actual Europa;

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à ideia de Europa;
1.1 - A definição de E. em textos da I. Média, Renascimento, P. Moderno, Séculos XX-XXI;
2 - A Europa na Antiguidade (Grécia).
2.1 - O mito de Europa;
2.2 - A definição de Europa;
2.3 - A evolução da representação da Europa;
2.4 - Os Gregos, a Europa e o Outro;
2.5 - As Guerras Medo-Persas;
2.6 - O legado grego.
3 - A Europa na Antiguidade (Roma).
3.1 - O Império Romano e a Europa;
3.2 - Construção e queda do Império Romano;
3.3 - O legado romano.
4 - As raízes judaico-cristãs da Europa.
5 - A Idade Média e a Europa.
5.1 - A figura de Carlos Magno;
5.2 - A Revolução Papal;
5.3 - As Cruzadas;
5.4 - O Feudalismo;
5.5. - As principais manifestações culturais.
6 - O Renascimento e as transformações operadas na Europa.
6.1 - Humanismo;
6.2 - Reforma e Contra-Reforma;
6.3 - O exercício do poder.
7 - O Período Moderno: as principais alterações sociais, políticas e culturais na Europa.
8 - O século XX: principais transformações operadas de 1914 a 1945.
9 - O pós-guerra e a construção da UE.
9.1 - Os principais etapas da construção da UE;
9.2 - Os desafios da integração europeia.
10 - Apresentação oral dos trabalhos de investigação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

GRAÇA MOURA, Vasco , 2013 , A Identidade Cultural Europeia , Fundação Francisco Manuel dos Santos
G. Steiner , 2005 , A ideia de Europa , Gradiva
J. Pinheiro, J. Ribeiro Ferreira, N. Castro Soares & R. Marnoto , 2011 , Caminhos de Plutarco na Europa , Classica Digitalia, Coimbra
SOUSA, J. M. , 2015 , Ideologia e Europa , Empresa Letras de Coragem Lda
L. Febvre , 2001 , A Europa: Génese de uma Civilização , Editorial Teorema
LOURENÇO, Eduardo , 1994 , A Europa desencantada: Para uma mitologia europeia , Lisboa: Visão
A. Guerrina , 2002 , Europe: History, Ideas and Ideologies , London: Arnold
A. Goldsworthy , 2010 , O Fim do Império Romano , Esfera dos Livros
A. Maalouf , 2002 , As identidades assassinas , Difel
C. E. Manfred (coord.) , 1999 , O Património Espiritual da Europa , Edições Cosmos
E. Hobsbawn , 1998 , A questão do nacionalismo. Nações e nacionalismos desde 1780 , Terramar
M. Ribeiro , 2003 , A ideia de Europa, , Quarteto
M. L. B. Pires (coord.) , 2001 , Estudos Europeus , Universidade Aberta
M. Ribeiro (coord.) , 2002 , Identidade e Multiculturalismo , Quarteto
M.T. Bitsch , 2004 , Histoire de la construction européenne , Complexe
N. Campos, A. Sobrinho (Dir.) , 2001 , 50 Anos de Europa: os grandes textos da construção europeia , Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu
T. Judt , 2012 , Uma grande ilusão? Um ensaio sobre a Europa , Edições 70

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Além disso, a partir de textos, os estudantes devem saber desenvolver competências argumentativas, através de intervenções na aula e da preparação para as avaliações escritas e orais. São também convidados a procurar informação para aumentarem o grau de conhecimento sobre os conteúdos que são analisados nas aulas. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 35% + 35% da avaliação, para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por um trabalho de investigação, que exige a redacção de um documento com 8 páginas e a sua apresentação oral perante a turma (30%).