Disciplina: Teorias da Retórica e Argumentação
Área Científica:
Cultura
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender o sistema da retórica clássica e as teorias da argumentação de Perelman e Toulmin.
2 - Entender a importância da argumentação.
3 - Explicar o uso de técnicas da retórica e da argumentação no quotidiano.
4 - Saber aplicar estratégias argumentativas em diversos contextos comunicacionais.
Conteúdos / Programa:
1 - A Retórica Clássica
1.1 - Origens e quadro teórico
1.2 - Retórica, sofística e política
1.3 - A Retórica de Aristóteles
1.4 - Os tratados de Cícero
1.5 - Aplicação dos elementos de retórica na comunicação contemporânea
2 - A Nova Retórica de Perelman
2.1 - Argumentação e demonstração
2.2 - Adesão do auditório: estratégias e técnicas
3 - O The Uses of Argument de Toulmin
3.1 - O uso quotidiano da argumentação
3.2 - O esquema argumentativo
4 - A retórica nos novos meios de comunicação
5 - As investigações contemporâneas em retórica e argumentação
Bibliografia / Fontes de Informação:
ARISTÓTELES (introdução de Manuel Alexandre Júnior, tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena) , 1998 , Retórica , Instituto Nacional Casa da Moeda
Ph. BRETON , 1998 , A Argumentação na Comunicação , Publicações Dom Quixote
W. DOMINIK & J. HALL (ed.) , 2007 , A Companion to Roman Rhetoric , Blackwell Pub.
G. KENNEDY , 1994 , A New History of Classical Rhetoric , Princeton University Press
I. WORTHINGTON (ed.) , 2007 , A Companion to Greek Rhetoric , Blackwell Pub.
M. J. MACDONALD (ed.) , 2017 , The Oxford Handbook of Rhetorical Studies , Oxford University Press
C. PERELMAN & L. OLBRECHTS-TYTECA , 2000 , Tratado da Argumentação: A Nova Retórica , Inst. Piaget
M. MEYER , 1992 , Lógica, Linguagem e Argumentação , Editorial Teorema
M. MEYER et al. , 2002 , História da Retórica , Temas e Debates
S. E. TOULMIN , 1958 , The Uses of Argument , Cambridge University Press
S. MATEUS , 2018 , Introdução à Retórica no Séc. XXI , LabCom.IFP
www.bocc.ubi.pt , BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia das aulas teóricas está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Nas aulas teórico-práticas, são aplicados os conhecimentos, por exemplo sob a forma de debates sobre temas de interesse para os alunos, mas relacionados com a necessidade de desenvolver competências comunicacionais. São particularmente desenvolvidas as competências argumentativas e as formas de discurso eficaz. A avaliação é constituída pela realização de duas frequências, com valor de 70% da avaliação (35% cada), para a aplicação das competências relacionadas com a escrita, e por uma exposição oral perante a turma (30%), para aplicação das competências orais.