Disciplina: Gestão de Redes Sociais
Área Científica:
Comunicação
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Descrever a história das redes sociais;
2 - Identificar e caraterizar os tipos de redes sociais existentes;
3 - Planear, executar e reportar uma estratégia de redes sociais.
4 - Desenhar e gerir a presença online das organizações através de desenvolvimento de estratégias de conteúdos
Conteúdos / Programa:
1 - Redes sociais: história e conceitos críticos
2 - Caracterização: produtores, consumidores, principais fluxos e ciclo de vida.
3 - Estratégia de comunicação em Redes Sociais
4 - Técnicas e Ferramentas
5 - Princípios de Comunicação e de Criação de Conteúdos
Bibliografia / Fontes de Informação:
Fuchs, Christian , 2014 , Social Media- a critical introduction , London: SAGE
Marques, Vasco , 2016 , Redes Sociais 360- como comunicar online , Lisboa: Actual Editora
Mateus, Samuel , 2012 , Social Networks Scopophilic Dimension- social beloging through spectatorship, in Special Issue `Networked belonging and networks of Belonging ,
Mendes, Ana , 2019 , Gestão de Redes Sociais para Empresas , Lisboa: Marcador
Rez, Rafael , 2018 , Marketing de Conteúdo- a moeda do séc. XXI , Lisboa: Marcador
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular assume um carácter teórico e prático onde os alunos deverão regularmente apresentar trabalhos empíricos que reflitam os conhecimentos teóricos ensinados. As aulas, baseadas em métodos interactivos e participativos, darão aos discentes a reflexão crítica e as de gestão de redes sociais que lhes possibilitarão adoptar diferentes perfis comunicacionais e realizar vários exercícios de acordo com os objetivos pretendidos. A aprendizagem é realizada de forma predominantemente individual embora, pontualmente, possa ser requerida a realização de trabalhos de grupo. Prova Escrita (50%) e Estratégia de Comunicação em Redes Sociais (50%)