Disciplina: Comunicação Visual Digital
Área Científica:
Comunicação
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta unidade curricular tem como principal objectivo analisar o conceito de imagem nas suas diversas perspectivas, tendo em conta essencialmente: os processos de percepção visual, a imagem como representação, os elementos formais e estruturantes da imagem nas suas diversas aplicações.
2 - O aluno deverá ser capaz de contextualizar as problemáticas da imagem na cultura actual e as relações complexas e variadas entre uma cultura imagética e os novos interfaces culturais.
3 - Num segundo momento, e de forma mais específica pretende-se introduzir os elementos da linguagem, aspectos técnicos e metodologias de produção indispensáveis para uma compreensão e aplicação de conhecimentos no domínio da comunicação visual criativa.
4 - O aluno deverá ser capaz de elaborar projectos elementares que passam pelo tratamento ficheiros de imagem digital, assim como conceber mensagens de conteúdo (áudio)visual, em ambiente digital.
Conteúdos / Programa:
1 - Estudo da percepção visual e seus fenómenos neuro-visivos.
2 - Leis de Gestalt aplicadas.
3 - Linguagem da comunicação visual e construção de uma retórica visual
4 - Introdução aos softwares de manipulação e construção de imagens digitais
5 - A comunicação visual, branding e linguagem corporativa aplicada na publicidade.
Bibliografia / Fontes de Informação:
DONDIS, D. A , 1976 , La sintaxis de la imagen. Introducción al alfabeto visual, , Gustavo Gili
J Berger , 1982 , "Modos de ver" , Edições 70
JOLY, Martine , 1999 , Introdução à análise da imagem , Edições 70
JOLY, Martine , 2002 , A imagem e os signos , Edições 70
PLATÃO , 2002 , Alegoria da Caverna (Livro VII de A República), , Esquilo
SCHAEFFER, J-M , 1996 , A Imagem Precária , Papirus
HUYGUE, René , 2009 , O Poder da Imagem , Edições 70
KANDINSKY, W , 1970 , Ponto, linha e plano , Edições 70
FRANCASTEL, P , 1987 , Imagem, visão e imaginação , Edições 70
VILLAFAÑE, J , 2001 , Introducción a la teoría de la imagen , Ed. Pirámide
GROUPE µ , 2011 , Tratado del signo visual , Cátedra
AUMONT, J , 1990 , La Imagen , Paidós
BAUDRILLARD, J , 1991 , Simulacros e simulações , Relógio d Água
DARLEY, A , 2002 , Cultura visual digital , Paidós Comunicación
EVANS, Jessica; HALL, Stuart , 1999 , Visual culture: The Reader , Laurence King Publishing
Butler, Connie et ali , 2009 , Compass in Hand: Assesing Drawing Now, Selections from the Judith Rothschild Foudation Contemporary Drawings Collection, , Christian Rattemeyer Edition.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino articula conhecimentos de natureza conceptual e teórica, com a sua aplicação prática nos trabalhos propostos. Pretende-se manter uma metodologia dialógica que fomente a construção de um discurso e pensamento articulado. A avaliação é contínua, apoiada na realização e apresentação de exercícios, mini projectos e análises críticas a artigos científicos ligados aos temas. A quantidade de trabalhos por semestre, pode variar. A percentagem de cada elemento de avaliação dependerá do número de exercícios proposto por semestre, nunca ultrapassando o máximo de 45% por elemento. A avaliação continua terá sempre uma percentagem não inferior a 10%.