Disciplina: Lazer e Recreação
Área Científica:
Ciências do Desporto
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - De forma a corresponder às atuais exigências e necessidades suscitadas pela sociedade contemporânea, nomeadamente aquelas que respeitam ao tempo livre e às novas atividades que dentro dele podem ocorrer, a disciplina de Lazer e Recreação, encerra um conjunto de conteúdos quer no plano teórico-prático, quer no plano prático, que visam dotar os alunos de um corpo de competências na perspetiva de uma intervenção racional e eficaz no seio de uma sociedade tendencialmente mais sedentária. A crescente pressão urbanística, o envelhecimento da população, bem como o próprio crescimento do tempo livre, são alguns dos fatores que justificam a existência de uma disciplina que ajude a entender a crescente necessidade e importância da ocupação salutogénica do tempo livre, independentemente do domínio ou atividade selecionados pelo cidadão. Neste contexto, não é de menosprezar a grande importância que as atividades físicas e desportivas assumem como atividades de lazer por excelência.
Conteúdos / Programa:
1 - Conteúdos teórico-práticos
1.1 - As alterações da civilização estruturais e funcionais
1.2 - O crescimento do tempo livre
1.3 - Tempo livre versus tempo de lazer
1.4 - A necessidade de educar para o lazer
1.5 - O lazer como símbolo de bem-estar social
1.6 - A influência e o poder de transformação dos modos de vida induzidos pelo lazer
1.7 - A importância das AFs e desportivas como formas de lazer por excelência
1.8 - O conceito de atividade física no tempo de lazer e principais motivações para a sua prática
1.9 - A revolução industrial e o entendimento para uma valorização da vida pessoal
1.10 - O trabalho como um valor terminal, transformado num valor instrumental
1.11 - Os conceitos de lazer e as atividades de semi-lazer
1.12 - As 3 funções do lazer: Descanso, divertimento e desenvolvimento pessoal
1.13 - A definição de lazer segundo Dumazdier
1.14 - As definições e conceções holísticas de lazer
2 - Apresentações e discussões de temas relacionados com o lazer
3 - Seminários - Implementação de projetos práticos de lazer
Bibliografia / Fontes de Informação:
Kasing, G. , 2006 , Introduction to Recreation and Leisure , Champaign, IL: Human Kinetics Publishers
Camargo, L. O , 1998 , Educação para o Lazer , São Paulo: Editora Moderna
Graef, A.; Parker, S. , 1987 , Recreation and Leisure: An Introductory Handbook. , Oxford: Venture Publishing, Inc.
Marcelino, N. C. , 1995 , Lazer: Formação e Atuação Profissional , São Paulo: Papirus Editora
Mota, J. , 1997 , A Actividade Física no Lazer , Lisboa: Livros Horizonte
Mull, R.; Bayless, K.; Ross, C.; Jamiesson, L. , 1997 , Recreational Sport Management , Champaign, Il: Human Kinetics Publishers
Shivers, J. S.; deLisle, L.J. , 1997 , The Story of Leisure : Context, Concepts, and Current Controversy , Champaign, IL: Human Kinetics Publishers
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são lecionados em sessões teórico-práticas e de prática laboratorial. No âmbito dos seminários, compreendem um projeto de lazer construído em grupo e aplicado na prática. Os alunos serão avaliados em três momentos e aspetos diferentes: Frequência teórica final sobre a matéria teórica (25%) Projeto/programa prático de lazer + Relatório da atividade (35%) Apresentação dos trabalhos teórico-práticos durante as aulas (40%) Para serem aprovados os alunos devem ter um mínimo de 50% em cada um dos três componentes de avaliação. Os alunos organizados em grupos de 4 a 6 elementos, preparam, com periodicidade semanal, uma apresentação coletiva, versando alguns destes temas: Virtudes, potencial e possibilidades dos parques, recreação e lazer. Filosofia e Lazer. Lazer e Recreação para os indivíduos em sociedade. Sistemas de distribuição de serviços no lazer. O setor do voluntariado no Lazer. Lazer e Recreação ao longo do espetro de vida (do jovem ao idoso).vvvvvvvvvvvvvv