Disciplina: Educação e Inteligências Múltiplas
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Refletir sobre os novos paradigmas emergentes de Educação;
2 - Saber definir e caracterizar as diferentes inteligências múltiplas propostas por Howard Gardner;
3 - Conhecer e ser capaz de explicar o modelo de educação defendido pelos teóricos das IM.
4 - Conhecer os diferentes programas de intervenção baseados na teoria das Inteligência Múltiplas;
5 - Conseguir adaptar e aplicar programas de intervenção baseados na teoria das Inteligência Múltiplas;
6 - Ser capaz de construir novas formas de avaliação adequadas aos projetos em estudo.
Conteúdos / Programa:
1 - Novos paradigmas de educação
1.1 - Epistemologia, ciência e interdisciplinaridade
1.2 - As necessidades atuais da Educação
2 - Teoria das Inteligências Múltiplas
2.1 - Definição de inteligências
2.2 - Critérios para a definição de uma inteligência
2.3 - Os diferentes tipos de inteligência: definição e caracterização
2.4 - Implicações da IM na educação
2.5 - Princípios em que deve assentar a avaliação
3 - O modelo do "Teachinf for Understanding" (Tfu)
3.1 - Definição de compreensão
3.2 - Componentes do modelo:
3.2.1 - Tópicos generativos
3.2.2 - Objetivos centrados na compreensão
3.2.3 - Desempenhos de compreensão
3.2.4 - Avaliação passo a passo
4 - Projetos baseados nas IM
4.1 - Projeto Spectrum
4.2 - Projeto Zero
4.3 - Outros projetos
5 - Construção de projetos de intervenção baseados no modelo das IM
Bibliografia / Fontes de Informação:
Ferreira, A., Guisande, M. A., Almeida, L. , 2009 , Inteligência - Perspectivas Teóricas , Coimbra: Edições Almedina
Gardner, H. , 1993 , Frames of the mind: The theory of multiple intelligences , New York: Basic Books
Gardner, H. , 1991 , The unschooled mind: How children think and how schools should teach , New York: Basic Books
Gardner, H. , 1995 , Inteligencias múltiplas. La teoria en la prática (Vol. 29) , Barcelona: Paidós
Gardner, H. , 1999 , The disciplined mind: What all students should understand , New York: Simon Schuster
Gardner, H., Kornhaber, M. &, Winner, E. , 2013 , Work, and Life: A Festschrift on the Occasion of Howard Gardner?s 70th Birthday , New York: CreateSpace Independent Publishing Platform
Krechevsky, M. , 1994 , Project spectrum. , Cambridge : Harvard Project Zero
Moraes, M. C. , 2002 , O paradigma educacional emergente , São Paulo: Papirus
Morin, E. , 2004 , Os sete saberes para a educação do futuro , Lisboa: Edições Piaget
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos. Na avaliação haverá a participação ativa dos alunos. (1) Construção de um Programa de Intervenção nas IM. Trabalho de grupo de 2/3 elementos (apresentação escrita + apresentação oral. 45%); (2) Portfólio de aprendizagem (trabalho 2- individual - escrito + apresentação oral. A componente oral não é passível de ser recuperada em exame. 45%); (3) Participação dos alunos nas tarefas propostas nas aulas (10%) não recuperável em exame Média final: 1ª (45 %) + 2ª (45%)+3ª + 3ª (10%)