Disciplina: Gestão de Projetos em Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar as etapas na construção dum projeto de intervenção educativa.
2 - Reconhecer a organização político-administrativa da educação escolar, relacionando-a com a organização curricular do sistema educativo português.
3 - Promover a capacidade crítica e o espírito inovador em matérias de política educativa.
4 - Compreender a dinamicidade do Projeto na gestão estratégica do espaço escolar.

Conteúdos / Programa:

1 - Trabalhar por Projetos em Educação: etapas e processos de construção.
2 - O Projeto Educativo e a Autonomia das Escolas.
2.1 - Territorialização das políticas educativas: o lugar do Projeto.
2.2 - O Projeto Educativo de Rede.
3 - Teoria Crítica e Projecto Educativo de Escola.
4 - Imagens Organizacionais da Escola.
5 - Lideranças e Climas Organizacionais.
6 - Visão, Missão e Valores: a identidade organizacional.
7 - Gestão estratégica, gestão da mudança e aprendizagem organizacional.
7.1 - Elaboração do Plano de melhoria.
7.2 - Optimização dos instrumentos de gestão estratégica da escola: PEE, PCE, PCT, PAA e o RI.
7.3 - Análise SWOT.
7.4 - Objetivos SMART.
8 - Saberes necessários à prática educativa/formativa.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Barroso , 2005 , Políticas educativas e organização escolar , Universidade Aberta
J. A. Costa , 2003 , Imagens organizacionais da escola , Edições ASA
M. Fullan , 2003 , Liderar numa Cultura de Mudança , Edições ASA
Miguel Santos Guerra , 2002 , Entre bastidores: o lado oculto da organização escolar , Edições ASA
Alves, José Matias , 2003 , Organização, gestão e projectos educativos das escolas , Porto: ASA
Carapeto, Carlos & Fonseca, Fátima , 2006 , Administração Pública. Modernização, Qualidade e Inovação , Lisboa: Edições Sílabo
Fraga, Nuno & Correia, Cristina. , 2013 , O Projeto ?Eu Participo?. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social ,
Freire, Paulo , 2009 , Pedagogia da Autonomia , São Paulo: Paz e Terra
L. Cortesão, C. Leite, J. A. Pacheco , 2002 , Trabalhar por Projectos em Educação, Uma inovação Interessante? , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O ensino-aprendizagem da UC corrobora o princípio das metodologias ativas, pelo que será privilegiado o debate dos temas geradores, a partilha das respectivas (des)construções e análises de conteúdo. Os momentos expositivos por parte do docente apresentam-se como essenciais ao enquadramento das grandes linhas de pensamento que subjazem a UC, tais como o de projeto, gestão estratégica e lideranças. Assente no princípio de educação problematizadora de Freire, serão potenciados círculos de cultura para a (des)construção e análise dos temas geradores e a realização de brainstorming. A avaliação da aprendizagem dos alunos é processual e contínua. O modelo de avaliação adotado inclui os seguintes elementos de avaliação: 1. Prova escrita individual (frequência): (45% da nota final). 2. Trabalho de grupo (escrito e apresentado oralmente): (45% da nota final). 3. Observação direta da participação dos estudantes sobre todas as atividades desenroladas na aula (10% da nota final).