Disciplina: Correntes Contemporâneas da Pedagogia

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender o desenvolvimento dos principais paradigmas e correntes pedagógicas contemporânas num contexto histórico e social.
2 - Analisar, especificamente todo o processo pedagógico desenvolvido em Portugal desde o século XIX até à atualidade.
3 - Praticar a competência do trabalho de grupo (elaboração e apresentação) através da análise de textos e da pesquisa da biográfica de autores que implementaram as principais correntes pedagógicas

Conteúdos / Programa:

1 - Apresentação do programa da unidade curricular e decisão sobre o processo de avaliação a ser adotado.
2 - O Movimento da Escola Nova - Autores, princípios e fundamentos: -Decroly; Maria Montessori; Claparede; Freinet; Dewey.
3 - O Movimento da Escola Nova em Portugal - Principais introdutores e seguidores: -Alvaro Viana de Lemos; Faria de Vasconcelos; António Sérgio; Aurélio da Costa Ferreira; Irene Lisboa e Sebastião da Gama.
4 - O Movimento/Modelo da Escola Moderna em Portugal (MEM).
4.1 - Origens e Precurssores.
4.2 - Princípios orientadores e organizadores do MEM, na actualidade.
4.3 - O MEM na Região Autónoma da Madeira.
5 - A Teoria Pedagógica de Vigotsky.
6 - A Pedagogia da Conscientização de Paulo Freire.
7 - O Modelo Culturalista de Jerome Brunner.
8 - Carl Rogers e o ensino não diretivo. O modelo pedagógico da "Escola da Ponte" em Portugal.
9 - Pedagogia por objetivos/Pedagogia com objetivos.
10 - A Pedagogia na Educação de Adultos.
10.1 - O Modelo Andragógico de Malcom Knowles.
10.2 - A Aprendizagem Tranformativa ou "Dimensions of Adult Learning", segundo Mezirrow.
11 - Conclusão.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Yves Bertrand , 2001 , Teorias Contemporâneas da Educação. . , Instituto Piaget, Lisboa
Jerome Brunner , 2000 , Cultura da Educação. , Edicões70. LDA, Lisboa:
Jean Chateau, , s.d. , Os grandes pedagogos. . , Livros do Brasil, Lisboa
António Sérgio , 2008 , Ensaios sobre educação. , Imprensa Nacional - Casa da Moeda,Lisboa
Ramiro Marques , 1999 , Modelos Pedagógicos Actuais , Plátano, Lisboa
Ramiro Marques , 2001 , História concisa da pedagogia. , Plátano, Lisboa
Paulo Freire , 2007 , Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. . , Paz e Terra, S. Paulo
John Dewey , 2007 , Democracia e educação: capítulos essenciais , Ática
António Nunes , 2001 , Freinet: actualidade pedagógica de uma obra. , Asa, Porto
Pedro Gonçalves , 2002 , O Movimento da Escola Moderna: um pecrurso cooperativo na construção da profissão docente e no des , Porto Editora
Sérgio Niza , 2012 , Sérgio Niza - Escritos sobre Educação , Tinta da China
Roger Gal , 2004 , História da Educação. Lisboa: Vega Editor , Vega, Lisboa
António Nóvoa , 2008 , Profisão Professor , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A proposta metodológica para esta Unidade Curricular apela a uma atividade de natureza teórico-prática, que inclui momentos de ação (pesquisa, construção) e momentos de reflexão e debate. Numa primeira fase são analisadas a Escola fabril e a Escola Nova, respetivas relações e tensões, a partir da projeção de diapositivos, leitura de textos e discussão em grupo e plenário. Em seguida, serão estudados alguns dos principais autores da Escola Nova, seguidos de uma seleção de outros, não vinculados diretamente ou posteriores a esse movimento, com vista à compreensão e reconstrução de referenciais teóricos acerca das correntes contemporâneas de educação e respetiva aplicação na prática pedagógica. A avaliação incide numa frequência com um peso de 50% na avaliação final e num trabalho escrito em grupo com igual peso - 50%, sobre um autor ou corrente pedagógica, que cada grupo apresentará à turma numa lógica de partilha de informação