Disciplina: Filosofia da Educação
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O aluno deverá ser capaz de enquadrar historicamente (competências específicas de âmbito científico) as diversas teorias sobre educação.
2 - O aluno deverá distinguir as teorias pedagógicas e o contributo da Filosofia para a Educação desde a Antiguidade até à época Contemporânea.
3 - O aluno deverá relacionar a educação como prática ética e fundamento da existência humana (competências genéricas, de âmbito ético e sociocultural).
Conteúdos / Programa:
1 - Dimensões da acção educativa
2 - O nascimento do pensamento filosófico
3 - Distinção entre filosofia, ciência e senso comum
4 - A exigência da Filosofia na educação
5 - 5. A herança do helenismo na cultura ocidental
6 - Os dois modelos educativos da cultura helénica
7 - Distinção entre educação platónica e educação aristotélica
8 - A educação como um problema do sentido
9 - A visão do mestre
10 - A visão teocêntrica e antropocêntrica do mundo
11 - A importância do Renascimento na educação
12 - O niilismo como consequência da não criação de valores
13 - A visão da educação contemporânea
14 - Os pressupostos nietzscheanos sobre a educação nas instituições de ensino superior (A 5ª Conferência)
15 - Os paradigmas educativos da Escola Fabril e da Escola Nova como paradigmas políticos em conflito (capitalismo e marxismo).
16 - A crise da educação no mundo contemporâneo segundo Hannah Arendt
17 - A educação negativa segundo Eric Weil
18 - Pedagogia do diálogo e pedagogia do conflito na acepção de Gadotti
Bibliografia / Fontes de Informação:
NIETZSCHE, F. , 1979 , O futuro das instituições de ensino , Via Editora
Agostinho, ST. , 1999 , O Mestre , Porto: Porto Editora
Arendt, H. et al. , 2000 , Quatro Textos Excêntricos , Lisboa: Relógio D?Água
Aristóteles , 1990 , Politics , London: Harvard University Press
Barthélemy, J.J. , A Educação Ateniense , Lisboa: Inquérito Ed.
GadottiI, M. , 1985 , Educação e Poder ? Introdução à Pedagogia do Conflito , S. Paulo: Cortez Ed.
Innerarity, D. , 1996 , Filosofia Como Uma das Belas Artes , Lisboa: Teorema
Nietzsche, F. , 1974 , Origem da Tragédia , Lisboa: Guimarães Editores
Platão , 1972 , Apologia de Sócrates , Lisboa: Ed. Verbo
Platão , 1990 , A República , Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
Postman, N. , 2002 , O Fim da Educação , Lisboa. Relógio D?Água
Savater, F. , 1997 , O Valor de Educar , Lisboa. Editorial Presença
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
1. Uso de metodologias ativas e reflexivas. PBL - Problema Based Learning. 2. Modelo analítico e sequencial sustentado na PPO. 3. Modelo Hermenêutico. 4. Desconstrucionismo. 5. Modelo não diretivo. 6. Modelo dialógico. 7. Modelo analítico. 8. Modelo crítico. Trabalho cooperativo e criação de um projeto filosófico, uso do método dialógico e analítico a fim de avaliar as competências reflexivas, dedutivas, discursivas e da destreza de uso da língua materna na sua vertente oral e escrita. No que diz respeito à avaliação da aprendizagem dos alunos, além da observação direta da participação de cada um nas atividades da sala de aula, a sua avaliação baseia-se num teste escrito (50% da avaliação final), na capacidade de busca autónoma de informação, fundamentação teórica e apresentação formal de um trabalho individual escrito sobre um autor crítico ou tema previstos no programa desta UC, com um formato de artigo académico (50% da avaliação final).