Disciplina: História da Educação

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Compreender o desenvolvimento da educação ao longo dos tempos.
2. - Analisar as principais ideias pedagógicas, desde a Antiguidade Clássica até ao início do século XX.
3. - Reflectir sobre a educação enquanto prática fundamental da existência humana.
4 - Promover a memória educativa e a construção de identidades.
5 - Desenvolver uma consciência crítica que ajude a prática da cidadania ativa.

Conteúdos / Programa:

1. - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: OBJECTO, FONTES E MÉTODOS
2. - PAIDEIA
3. - HUMANITAS
4. - CRISTIANISMO E EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
5. - ESPELHOS DE PRÍNCIPES (SPECULA PRINCIPUM)
6. - HUMANISMO E EDUCAÇÃO
7. - A REFORMA E A EDUCAÇÃO
8 - CATEQUIZAR E INSTRUIR
9. - O NASCIMENTO DA ESCOLA MODERNA
10. - AS LUZES E A EDUCAÇÃO
11. - AS REFORMAS LIBERAIS: PROMOÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA E EDUCAÇÃO DA MULHER
12. - O LICEU E A ESCOLA INDUSTRIAL
13. - REACÇÃO CONTRA A ESCOLA TRADICIONAL: O MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA

Bibliografia / Fontes de Informação:

F Gambi , 1999 , História da Pedagogia , UNESP
TR Giles , 1987 , História da Educação , Pedagógica Universitária
G Mialaret; J Vial (dir.) , 1984 , História Mundial da Educação , Rés
M. G. Rosa , 1993 , A História da Educação através dos textos , Cultrix
R Carvalho , 2001 , História do Ensino em Portugal desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Cae , Fund. C. Gulbenkian
M. L. A. Aranha , 2006 , História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil , Moderna
J. Bowen , 1992 , Historia de la Educación Occidental , Herder
A Capitán Diaz , 1984 , Historia del pensamiento pedagógico en Europa (desde sus orígenes al precientifismo pedagógico de J. , Dykinson
O. Negrin Fajardo; J. Vergada Ciordia , 2011 , Historia de la Educación , Editorial Universitaria Ramón Areces
E. Redondo Garcia , 2010 , Introducción a la Historia de la Educación , Ariel
A Adão , 1982 , A criação e instalação dos primeiros liceus portugueses: organização administrativa e pedagógica (18 , Fund. C. Gulbenkian
JR do Ó , 2003 , O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último qua , Educa
A Nóvoa , 2005 , Evidentemente: histórias da educação , ASA
A Candeias; A Nóvoa; MH Figueira , 1995 , Sobre a Educação Nova: cartas de Adolfo Lima a Álvaro Viana de Lemos (1923-1941) , Educa
LAM Alves , 2001 , O arranque do ensino industrial na 2.ª metade do séc. XIX. , Univ. do Porto

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas terão uma componente teórica e outra prática. A primeira será constituída por uma exposição dos temas programados, com recurso frequente à projeção de diapositivos em power point. A segunda resultará da leitura comentada de textos previamente distribuídos, individualmente ou em grupo. Avaliação: 2 Frequências: 2x50%. Assiduidade: 75% das aulas. Na época de recurso, o exame permite a recuperação da nota das frequências e engloba toda a matéria do programa. Para os alunos que não tenham uma assiduidade de 75%: Exame (50%) + Trabalho individual, com vinte páginas, a combinar com o professor e que deverá ser entregue uma semana antes do exame (50%).