Disciplina: Vídeo

Área Científica:

Multimédia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - As diferentes fases de uma produção audiovisual.
2 - As especificidades da pré-produção e da produção.
3 - A linguagem e a narrativa audiovisual.
4 - O correto manuseamento dos equipamentos de produção (câmara, iluminação e som).

Conteúdos / Programa:

1 - Breve panorama sobre o cinema de ficção de autor.
2 - Especificidades técnicas da imagem videográfica. O registo de imagem e som.
3 - Funções da câmara vídeo. Equipamento auxiliar. Técnicas do vídeo digital.
4 - A linguagem cinematográfica e a narrativa audiovisual.
5 - Pré-produção: da ideia ao guião. Sinopse, argumento e guião técnico. Storyboard.
6 - Realização e produção audiovisual (direção de fotografia e interpretação).
7 - Fundamentos de edição em vídeo e som.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M Langford , 1980 , "Guia prático de fotografia" , Ed. Civilização
M. Chion , 2011 , A Audiovisão - Som e Imagem no Cinema , Edições Texto & Grafia
AMIEL, Vincent , Estética da Montagem , Texto & Grafia
F. FERNÁNDEZ, J. MARTíNEZ , 2008 , Manual básico de lenguaje y narrativa audiovisual , Paidós
C. Rivas , 2010 , Cine paso a paso , CUEC-UNAM
Q. Casas , 2011 , Análisis y crítica audiovisual , UOC
DUNCAN, Paul; YOUNG, Paul , 2009 , Art Cinema , Taschen
DUNN, Jason R , 2003 , Video Digital , McGraw-Hill
JOURNOT, M-T , 2005 , Vocabulário de Cinema , Edições 70
MARNER, Terence , 2007 , A Realização Cinematográfica , Edições 70
COMPARATO, Doc , 1998 , Da Criação ao Guião , Pergaminho

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas de carácter expositivo (apresentação de conteúdos teóricos) e aulas de carácter demonstrativo (demonstração e manuseamento do equipamento, realização de exercícios técnicos e expressivos e prática laboratorial). Avaliação contínua: acompanhamento pedagógico e didático individualizado e balanço no final de cada exercício aplicado. Avaliação periódica: propostas de trabalho/exercícios: análise do faseamento dos trabalhos. Experimentação técnica e formal. Nenhum elemento pode ter uma ponderação superior a 50%. A avaliação compreende: 5% Trabalho prático não recuperável em exame de recurso; 20% Trabalho prático não recuperável; 30% Trabalho prático recuperável; 40% Trabalho prático recuperável.