Disciplina: Laboratório de Desenho I

Área Científica:

Desenho

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular pretende proporcionar conhecimentos e vias experimentais para uma aplicação teórico-prática na linguagem visual e expressiva do desenho. Manifestar a importância do recurso diário do desenho com uma possibilidade estruturante de auto conhecimento valorizadora dos percursos de uma linguagem pessoal. Desenvolver o sentido de pesquisa e desmistificação dos processos convencionais. Adaptar a diversidade de soluções e meios técnicos às finalidades expressivas e conceptuais do desenho. Entender e contribuir para uma extensão do domínio sugestivo das realidades. O aluno deverá adquirir uma prática corrente e de progressiva autonomia, capacidade comunicativa, saber operar as mais diversas ferramentas para uma tradução objetiva e expressiva da realidade. Consolidar os raciocínios e a disciplina inerente aos processos do desenho de observação.

Conteúdos / Programa:

1 - Abordagem histórica: desenho, arte e ciência (Leonardo da Vinci, Durer, J.J Lequeu, Delacroix, Piranesi, Giacometti, Lucian Freud, Paula Rêgo...outros).
2 - Modelo e Representação - Corpo e Espaço: O Homem como medida, escala, cânone, peso e densidade, ideia e proporção; espírito apolíneo/dionisíaco; expressão, tradução, representação, configuração e idealização.
3 - Geometria oculta: V. De Honnecourt, E. Schon: composição, estrutura, volume, configuração, ordenação e tradução poliédrica.
4 - Objetividade e pragmatismo: Introdução à morfologia humana e modelos (interpretação gradual: gessos, modelo vivo: osteologia/miologia, arquitectura) atitudes, poses, iluminação.
5 - Diário gráfico e desenho de cavalete (variação de formatos).
6 - Desenho à mão levantada: esboço, apontamento; exercícios cronometrados, nivelamento e acentuação.
7 - Riscadores e suportes: propriedades e limitações.
8 - Do ateliê ao natural: (arquitetura e paisagem) Introdução ao projeto em desenho

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kankinski, Wassily , 1996 , PONTO, LINHA, PLANO , Edições 70
Mesquita, António Arnaldo, Álvaro Siza Vieira, , O desenho no desejo da inteligência ,
Manual do Artista , Mayer, Ralph , Martins Fontes.
Las Lecciones del Dibujo , 1995 , Molina, Juan José Gómez , Cátedra
El Manual de Dibujo, estrategias de su enseñanza en el siglo XX. , 2005 , Molina, Juan José Gómez et ali , Cátedra
El Dibujo del natural en la época de la postacademia , 2007 , Padilla, Ramón Díaz , Akal Bellas Artes.
Prudhon , 1997 , Le Cabinet des Dessins. , Flammarion
O Desenho, ordem e pensamento arquitectónico , 2000 , Rodrigues, Ana Leonor M. Madeira , Ed. Estampa
Writing on Drawing, Essays on Drawing Practice and Research , 2008 , Garner, Steve , The University of Chicago Press.
David Hockney: A Drawing Retrospective , 1996 , Ulrich Luckhadt & Melia, Paul , Thames and Hudson.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Será utilizada uma combinatória de métodos: demonstrativo, dialógico, ativo e expositivo (dedutivo e indutivo), conjugado com uma prática demonstrativa (desenhando no ateliê), fomentando a pesquisa de conceitos, história e técnicas no domínio do desenho de observação, consolidando um percurso académico e artístico pessoais, estimulando o espírito crítico e o raciocínio lógico sobre o ato de desenhar. Os parâmetros de avaliação serão técnicos, cognitivos, criativos e estéticos, o aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver um corpo de trabalho conceptual e técnicos. Experimentação com meios convencionais, assiduidade e prática de ateliê (avaliação contínua); monitorização periódica das fases de trabalho: Pré Avaliações de natureza qualitativa; Diário Gráfico; Desenho em ateliê: Modelos em gesso, esqueleto humano e Modelo Vivo; Projeto Final, saída ao exterior (arquitetura e paisagem)