Disciplina: Cerâmica
Área Científica:
Arte
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Proporcionar os conhecimentos mínimos, (teóricos e práticos) visando a introdução às tradicionais "técnicas do fogo" através da explanação dos conteúdos considerados pertinentes para o saber e domínio elementar desta área.
2 - Facultar o conteúdo e conhecimentos práticos, num contexto atual, e numa abordagem artística, (não industrial) numa exploração prática das potencialidades plásticas da matéria e das técnicas.
3 - Desenvolver uma expressão própria de acordo com a sensibilidade, a criatividade individual e as potencialidades plásticas dos materiais.
4 - Desenvolver conhecimentos mínimos sobre a matéria em causa e seus múltiplos aspetos.
5 - Revelar um domínio das diferentes técnicas de modelação, acabamento e decoração no trabalho cerâmico.
Conteúdos / Programa:
1 - A cerâmica
1.1 - Como peça ou elemento artístico/elemento decorativo (erudito ou popular)
1.2. - - No contexto histórico Global - Como peça Funcional/Objeto utilitário
2 - Caracterização/Classificação dos diversos tipos de Cerâmica
2.1 - Quanto à sua origem, composição tratamento e decoração
3 - As Argilas: - diferentes tipos de Argila - Características genéricas
3.1 - Origem e composição no meio natural - preparação da matéria prima (tratamento e preparação para o uso cerâmico)
4 - Técnicas de modelação manual - O objeto de produção ùnico
4.1 - modelação/moldagem por via líquida e pastosa. - o objeto de produção (múltiplo) de carácter artístico, não industrial.
5 - Tratamento de Superfícies/técnicas complementares ou técnicas de acabamento.
5.1 - Os engobes: - A adição de terras e óxidos colorantes à argila base
5.1.2 - A aplicação dos engobes: - diferentes processos.
5.2 - A vidragem. - função, composição e modos de aplicação.
5.3 - Outras técnicas de acabamento: - Brunir/polir, entalhar imprimir, esgrafitar
6 - A secagem: Processos e cuidados
7 - A cozedura: - Fornos e muflas. - programação das temperaturas. - equipamentos e manipulação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
MIDGLEY, Barry , 1982 , Guia Completo de Escultura, Modelado y Cerâmica. Técnicas e Materiales , H. Blume Ediciones
COTTIER-ANGELI,Fiorella , 1974 , La Cerâmica , Ediciones Rufino Torres
LEACH, Bernard , 1981 , Manual do Ceramista , Editorial Blume
FAGUNDES,Arlindo , 1997 , Manual Prático de Introdução à Cerâmica , Editorial Caminho
CHAVARRIA, Joaquim , 1997 , Cerâmica , Editorial Estampa
NAVARRO, M. Pilar , 1997 , A Decoração de Cerâmica , Editorial Estampa
CHAPELET, Jerome , La Poterie , Editions Chiron
SETC , 1985 , Casa Museu Frederico de Freitas - Azulejos , DRAC
BENINI, Mirella , Cerâmica do Renascimento , Editorial Presença
COOPER, Emmanuel / ROYLE, DerecK , 1984 , Glazes for the Studio Potter , BT Bastsford Ltd
MONTI, Franco , Terracote Precolombiane´ , Fratelli Fabri Editori
MANGAZZINI, Paolino , Cerâmica Grega , Fratelli Fabri Editori
T. Préaud , S. Gautier , 1982 , Ceramics of the 20th Century ,
W. Ruscoe , , 1948 , A Manual for the ,
Frike, Johan , 1978 , A Cerâmica ,
Chavarria, Joaquim , 1989 , Aula de Cerâmica, Esmaltes ,
Chavarria, Joaquim , 2000 , Aula de cerâmica, Moldes ,
Chavarria, Joaquim , 1999 , Aula de cerâmica, Olaria ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Exposição dos conteúdos teóricos através do visionamento de algum material exemplificativo sobre a matéria em estudo. Fornecer os conhecimentos elementares previstos, complementados com informação T e TP. Proporcionar experimentação e prática de alguns exerc. para uma melhor captação e aprendizagem dos conhecimentos e da matéria prevista nos conteúdos. Recomendações bibliográficas ou outras consultas apropriadas. A avaliação final será resultado do somatório dos distintos momentos de avaliação realizados em momentos distintos, quer através de avaliações periódicas, quer através da avaliação contínua, que se processará com base num acompanhamento gradual do trabalho do aluno, durante o período letivo A classificação final global contempla pois: os resultados da avaliação contínua - trabalhos executados no âmbito letivo; Trabalho de investigação e respetiva apresentação oral. Av. periódica 75%; Trab. Invest. 15%; Av. contínua 10%. Em época de recurso pode ser recuperada 90% da classif.