Disciplina: Economia Portuguesa e Europeia
Área Científica:
Economia
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O programa visa integrar a análise conceptual e teórica já adquirida com as tendências recentes da economia portuguesa e europeia através da aplicação de linhas de raciocínio sólidas e cientificamente sustentadas.
2 - Os estudantes devem ficar familiarizados com eventos recentes da economia portuguesa e com as desafios /dilemas enfrentados pela economia europeia e ser capazes de compreender e interpretar os eventos passados e recentes na economia.
3 - Nesta unidade curricular são analisados tópicos relevantes: crescimento económico e competitividade, desemprego e crises financeiras e monetárias, e distribuição de riqueza e pobreza.
4 - Será dada enfase à análise de tópicos recentes: a crise da dívida pública, medidas de austeridade e redefinição do papel do Estado; revisão de eventos passados e correntes e dos desequilíbrios estruturais no mercado de trabalho, produtividade, crescimento e deficits; análise do impacto do processo de integração; entre outros
Conteúdos / Programa:
1 - Parte 1 A economia portuguesa desde 1910-1924; atraso económico nos anos 20 e 30; crescimento económico em Portugal e na Europa no período entre guerras; o impacto de longo prazo da política económica do Estado Novo (política de substituição de importações; integração parcial na dinâmica Europeia; a economia Portuguesa nos anos 70 e 80 (desequilíbrios macroeconómicos e intervenção do FMI)
2 - Parte 2 - Desde 1985 até ao presente (O processo de integração europeia e a convergência portuguesa no contexto europeia; integração monetária e adesão à moeda única)
3 - Parte 3 - O processo continuo de integração comunitária, globalização e desafios à frente.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Lopes, J. , A Economia Portuguesa desde 1960 , Gradiva
Mateus, A. , Economia Portuguesa ? Crescimento no contexto internacional , Verbo Editora
Lains, P., Silva, A. , História Económica de Portugal , ver Biblioteca da Uma
Maria Leonor Freira Costa; Pedro Lains; susana Münch Miranda , História Económica de Portugal: 1143-2010 , Esfera dos Livros
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas (onde se analisam os princípios teóricos do programa) e teóricopráticas (onde o aluno é convidado a experimentar métodos e conceitos). Para avaliar o domínio dos conhecimentos são realizados 2 testes escritos (50% e 25%), e 1 trabalho com peso de 25%, e com nota mínima de 6. Os alunos são fortemente incentivados a desenvolver trabalho de investigação e documentação adicional através de sugestões de leitura. É incentivada a participação e envolvimento dos alunos nas aulas teórico-práticas através da resolução de questões práticas com forte enfase no desenvolv. de competências analíticas. Todos os tópicos do programa são objeto de análise através de casos práticos. Época de Recurso: exame com toda a matéria 100% (caso o aluno n tenha obtido aproveit em todos os elementos de av. na época normal), ou exame com apenas uma parte da matéria (caso o aluno n tenha obtido aprov. em algum elemento de av. na época normal).