Disciplina: Marketing Internacional
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta Unidade Curricular introduz os alunos a uma séria de aspetos relevantes do marketing internacional numa esfera global com o objetivo de desenvolver competências na identificação, análise e solução de problemas encontrados nas operações de marketing. Examina-se os temas através de casos de estudo global. No fim do curso, os alunos devem ser capazes de identificar problemas, analisar e providenciar soluções. O curso centrase na análise de teorias de marketing internacional e conceitos e prática nos mercados globais.
Conteúdos / Programa:
1 - Seminário 1 Natureza e alcance do marketing internacional Seminário 2 Questões sócio culturais Seminário 3 Evitar as armadilhas do contexto político global Seminário 6 Análise competitiva Seminário 7 Seleção de mercados e entrada Seminário 8 Exportação Seminário 9 Licenças Seminário 10 Franchising Seminário 11 Alianças Estratégicas Seminário 12 IDE Seminário 13 Aquisições Seminário 14 Globalização Seminário 15 Decisões de Produção Seminário 16 Branding Seminário 17 Serviço Seminário 18 Comunicação Seminário 19 Preços Seminário 20 Distribuição Seminário 4 Considerações legais Seminário 5 Segmentação
Bibliografia / Fontes de Informação:
Sean De Burca, Linden Brown, Richard Fletcher , 2004 , International Marketing: An SME Perspective ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Trabalho 1: aplicação de conceitos; 40% (Estudos de caso e apresentações na sala de aula) Trabalho 2; Marketing Internacional em ação: Aulas com estudos de casos; 10%; Exame final: 50%