Disciplina: Matemática I
Área Científica:
Matemática
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - O1. Capacidade de manipular, de forma analítica, funções algébricas e funções transcendentes; compreender os conceitos de limite e de continuidade; dominar de uma forma razoável o cálculo diferencial, quer em R, como em Rn; ser capaz de generalizar, até certo ponto, alguns dos conceitos apreendidos e conseguir usá-los em outros contextos de disciplinas mais avançadas.
2 - O2. Capacidade de reconhecer e operar com matrizes; perceber e saber aplicar operações elementares numa matriz; capacidade de resolver sistemas de equações lineares recorrendo às matrizes; saber calcular valores e vetores próprios e conhecer algumas das suas aplicações.
Conteúdos / Programa:
1 - CT1. Funções reais de variável real (domínio, limites, continuidade, diferenciabilidade, regras de derivação, representação gráfica de funções).
2 - CT2. Cálculo diferencial em Rn (noções fundamentais e exemplos; derivadas parciais; diferencial total de uma função; regra da cadeia; derivação de funções implícitas); Extremos de funções de duas ou mais variáveis.
3 - CT3. Conceitos básicos de Álgebra Linear (álgebra de matrizes, método de eliminação de Gauss, característica de uma matriz, determinantes, valores e vetores próprios); Sistemas de equações lineares (regra de Cramer).
Bibliografia / Fontes de Informação:
Apostol Tom M. , 1983 , Cálculo , Reverté Ltda
J. Campos Ferreira , 2005 , Introdução à Análise Matemática , Fundação Calouste Gulbenkian, 8ª edição
Magalhães, L.T. , 1998 , Álgebra Linear como Introdução à Matemática Aplicada , Texto Editora, Portugal
Monteiro, A., G. Pinto, e C. Mendes , 1998 , Álgebra Linear e Geometria Analítica: Problemas e Exercícios , McGraw- Hill
Cabral, I., C. Perdigão e C. Saiago , 2012 , Álgebra Linear, 3.ª ed , Escolar Editora
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
M1. Aulas expositivas: Quadro; documentação preparada pelo docente M2. Resolução prática de exercícios: Quadro; documentação preparada pelo docente