Disciplina: Ética e Comunicação Científica
Área Científica:
Bioquímica
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1.1 - Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial;
1.2 - Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões;
1.3 - Relacionar a prática profissional com a cidadania informada e ativa;
1.4 - Apreender métodos e técnicas da pesquisa bibliográfica em diversas fontes de informação;
1.5 - Apreender normas para uma eficaz transmissão de informação científica entre pares (informar especialistas) e para leigos (clientes, financiadores, legisladores e público geral) utilizando diferentes suportes (escritos, visuais, virtuais, etc.).
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução à ética e bioética;
2 - Ética e Investigação
3 - Códigos de investigação científica e normas de conduta
4 - Fontes de informação
5 - Pesquisa de informação
6 - Comunicação em ciência
Bibliografia / Fontes de Informação:
A. D. Glatthom, L. Randy, D. Joyner , 2018 , Writing the Winning Thesis or Dissertation : A Step-by-Step Guide. , Corwin Press, Thousand Oaks, Calif.
B. Mepham, Bioethics , 2005 , An introduction for the biosciences , Oxford University Press
H. F. Ebel, C. Bliefert, W. E. Russey , 2004 , The art of scientific writing , Wiley-VCH Verlag Gmbh & Co. KGaA, Weinheim
H. Kruse, U. Schuklenk , 2016 , Bioethics: an anthology , Blackwell Publishing, USA.
J. D. Arras, E. Fenton , 2018 , The Routledge Companion to bioethics , Routledge PhilisophyCompanions
J. Ribeiro da Silva, A. Barbosa, F. Vale, , s/d , Contributos para a Bioética em Portugal , Lisboa: Edições Cosmos
M. Davis , 2013 , Scientific Papers and Presentations , Academic Press, San Diego.
T. Albert, E. Wager , 2003 , How to handle authorship disputes: a guide for new researchers. The COPE Report National Academy of Sciences, On Being a Scientist: A guide to responsible conduct in research. , Washington: The National Academies Press.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular tem uma componente teórica (32 horas) e uma componente teórico-prática (32 horas). A componente teórica é preparada como aulas de exposição usando projeção de diapositivos (PowerPoint) e o quadro. As aulas teórico-práticas são realizadas usando computadores que permitam aos estudantes efetuar pesquisas e executar os trabalhos. As horas reservadas a cada tema foram planeadas tendo em conta a sua relevância, o background dos estudantes e a perceção adquirida durante os anos de lecionação relativa às dificuldades dos estudantes em determinados temas. A avaliação desta Unidade Curricular consiste em: - teste de avaliação: 35 %; - apresentação oral e em poster: 20 %; - escrita de artigo científico: 35 %; - avaliação continua realizada no decorrer das aulas: 10 %.