Disciplina: Ecologia
Área Científica:
Biologia
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - OA1-3Aquisição dum conhecimento sólido sobre as inter-relações dos organismos com o ambiente e com outros organismos ao nível do (1) indivíduo, (2) da população, e (3) da comunidade.
2 - OA4-Aquisição da capacidade de aferição de variáveis ecológicas básicas (em especial a densidade populacional) em situações de campo.
3 - OA5-Capacidade de transferência dos conhecimentos teóricos para situações específicas locais.
4 - Aptidões: Capacidade em exprimir-se numa linguagem adequada específica da área; Capacidade de análise e síntese; Raciocínio crítico e organização de ideias.
Conteúdos / Programa:
1 - Ecologia dos Indivíduos: Evolução e ecologia.
2 - Organismos e ambiente.
3 - Fitness e sucesso ecológico.
4 - Distribuição dos organismos.
5 - Determinantes da distribuição e abundância: dispersão, seleção de habitat, inter-relações entre organismos, competição, predação, e fatores abióticos.
6 - Ecologia das populações: Abundância e crescimento populacional.
7 - Fatores: natalidade, mortalidade, taxas de emigração.
8 - Composição populacional, sexo, idade, outros.
9 - Técnicas demográficas.
10 - Modelos de competição e predação: Lotka Volterra, nicho ecológico, seleção de r e de K.
11 - Evolução de sistemas predador-presa, pastoreio.
12 - Regulação populacional, dependência da densidade, fatores intrínsecos e extrínsecos.
13 - Ecologia das comunidades: Diversidade e sua mensuração, dominância, espécies chave.
14 - Estabilidade comunitária, sucessão ecológica.
15 - Cadeias tróficas: relações energéticas, produtores e consumidores, metabolismo comunitário.
16 - Estabilidade; Ilhas e biogeográfica; Ecologia e conservação; Habitats e fitosociologia.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Krebs, C.J. , 2014 , Ecology: the experimental analysis of distribution and abundance. , Pearson, Harlow
Krebs, C.J. , 1998 , Ecological Methodology (2nd ed.). , AddisonWesley Publishing Company
Sutherland, W.J. , 2006 , Ecological census techniques: a handbook (2nd ed.). , Cambridge University Press
Townsend, C.R., Begon, M. & Harper, J.L. , 2008 , Essentials of ecology (3rd ed.). , Malden
Krebs, C.J. , 2008 , The ecological world view , CSIRO
Levin, S.A. & Carpenter, S.R., , 2009 , The Princeton guide to ecology. , Princeton
Townsend, C.R. , 2008 , Ecological applications: toward a sustainable world , Oxford
Begon, M., Townsend, C.R. & Harper, J.L. , 2006 , Ecology: from individuals to ecosystems (4th ed.) , Blackwell
Begon, M. & Townsend, C.R. , 2020 , Ecology: from individuals to ecosystems (5th ed.) , Wiley
Townsend, C.R., Begon, M. & Harper, J.L. , 2008 , Fundamentos em ecologia (3ª ed.) , Artmed
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A Unidade Curricular compreende aulas teórica (T), teórico-práticas (TP) e trabalho de campo (TC). Aulas teóricas: são aulas predominantemente expositivas, seguindo o enquadramento teórico enunciado. Aulas teórico-práticas: Nestas aulas os alunos são iniciados na busca de literatura arbitrada relevante, além das mesmas servirem para tratamento dos dados obtidos nas aulas TC. Trabalho de Campo: Sendo que a medição da densidade/abundância tem um papel básico na ecologia, as aulas abordam a variabilidade de métodos em função do tipo de organismo ou habitat a estudar. Avaliação: 2 testes (30% cada) e dois-três trabalhos de grupo com relatório (40% total).