Disciplina: Biologia e Genética Humana

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

60 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - i) Aquisição de conhecimentos sólidos nas áreas disciplinares de Antropologia física e ecologia Humana, Genética Humana e Imunologia
2 - ii) Domínio dos princípios/conceitos e ferramentas de estudo de cada uma das áreas abordadas e sua aplicação a problemas teóricos e práticos
3 - iii) Desenvolvimento de raciocínio crítico e curiosidade científica, com incentivo à pesquisa bibliográfica autónoma em revistas da especialidade
4 - iv) Consolidação de conhecimentos e integração dos conteúdos com conhecimentos prévios, de áreas disciplinares afins como a Genética, a Biologia Celular e a Biotecnologia
5 - v) Desenvolvimento de competências para a investigação, reconhecendo a sua importância no aumento do conhecimento e no desenvolvimento profissional
6 - vi) Desenvolvimento de competências de comunicação oral e escrita, com dos conceitos e terminologias adequados às áreas disciplinares, e capacidade de síntese.

Conteúdos / Programa:

1 - Parte 1. Antropologia física e ecologia humana. Evolução dos hominídeos. Antropometria: variação morfológica, diferenças entre sexos e raças, determinação de idade. Factores bióticos e abióticos nas populações humanas.
2 - Parte 2. Genética humana (organização do genoma, variabilidade genética, evolução dos cromossomas X e Y. Genética forense, polimorfismos do DNA, DNA não humano, análise de vestígios biológicos, identificação genética, bases de dados. Genética clínica, estudos e metodologia em genética familiar. O rastreio de mutações génicas em pacientes. Epigenética. Identificação de genes em desordens mendelianas.
3 - Parte 3. O Sistema imunitário, diversidade linfocitária, resposta imune inata, HLA: estrutura e polimorfismos, activação da resposta imune. Desordens genéticas comuns do sistema imunitário. Autoimunidade e mimetismo molecular, rejeição de transplantes, tipagem e distribuição HLA, associação com patologias.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Arosa F, Cardoso E, Pacheco F. , 2012 , Fundamentos de Imunologia, 2nd Ed , Lidel
Ferembach D Susanne C, Chamla M. , 1986 , Manuel d?anthropologie physique , Editions du CNRS
Harrison G, Tanner J, Pilbeam D, Baker P , 1988 , Human Biology. An introduction to human evolution, variation, growth, and adaptability. , Oxford University Press
Hiernaux J. , 1988. , Diversidade Biológica Humana. , Calouste de Gulbenkian
Muehlenbein M. , 2010. , Human Evolutionary Biology. , Cambridge University Press
Ulijaszek S, Strickland S , 1993 , Seasonality and Human Ecology , Cambridge University Press
Weiner J, Lourie J , 1981 , Practical Human Biology , Academic Press
Korf B, Irons M. , 2013 , Human Genetics and Genomics, 4th Ed , Wiley­Blackwell Pub
Lewis R. , 2011 , Human Genetics, 11th Ed , McGraw­Hill Science
Jobling M et al , 2013 , Human Evolutionary genetics, 2nd Ed , Garland Science
Sompayrac L. , 2012 , How the Immune System works, 4th Ed , Wiley­Blackwell Pub
Parham P. , 2009 , he Immune Systems, 4th Ed , Garland Science

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas: 60 minutos, 2 vezes por semana. Aulas semi­expositivas, com base em apresentações powerpoint e outras ferramentas didácticas disponíveis, mas nas quais se incentiva a participação activa dos alunos. São preparadas com base em manuais escolares actualizados e publicações em revistas da área científica. Aulas teórico­práticas: 120 minutos, 1 vez por semana, distribuídas pelo semestre. Serão disponibilizados guiões de apoio com fundamentos teóricos sobre cada temática, assim como bibliografia de apoio, ferramentas de pesquisa recomendadas e exercícios. A aula inicia-se com o enquadramento de um caso­estudo, seguindo-se a sua análise e discussão e a resolução de exercícios.