Disciplina: Zoologia I

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

68 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e aplicar os conceitos e termos zoológicos;
2 - Compreender a diversidade animal através da anatomia, morfologia, fisiologia e desenvolvimento;
3 - Identificar os grupos principais de animais e situá-­los na classificação animal de acordo com a estrutura corporal e as principais características morfológicas e biológicas;
4 - Reconhecer as diferentes tendências evolutivas que permitiram o estabelecimento dos diferentes arquétipos animais e as relações evolutivas entre os principais grupos;
5 - Compreender as adaptações dos animais aos diferentes ecossistemas e perceber os fenómenos que moldaram a sua evolução;
6 - Observar, registar, descrever, comparar e fazer inferências de uma forma científica;
7 - Expressar-se fluentemente, com vocabulário diversificado e específico da área;
8 - Ser capaz de analisar e sintetizar;
9 - Desenvolver o raciocínio crítico e organização de ideias;
10 - Respeitar os animais e o meio ambiente.

Conteúdos / Programa:

1 - Capítulo 1. Introdução à Zoologia.
2 - Capítulo 2. Protista: SAR (Stramenopiles, Alveolata, Rhizaria), Discoba, Metamonada e Amorphea
3 - Capítulo 3. Porifera; Ctenophora.
4 - Capítulo 4. Placozoa; Cnidaria; Xenacoelomorpha: Xenoturbellida e Acoelomorpha
5 - Capítulo 5. Spiralia : Gnathifera: Chaetognatha, Gnathostomulida, Micrognathozoa e Rotifera
6 - Capítulo 6. Spiralia: Platytrochozoa: Rouphozoa: Gastrotricha e Platyhelminthes
7 - Capítulo 7. Spiralia: Platytrochozoa: Lophotrochozoa: Mollusca
8 - Capítulo 8. Spiralia: Platytrochozoa: Lophotrochozoa: Annelida
9 - Capítulo 9. Spiralia: Orthonectida e Dicyemida; Platytrochozoa: Cycliophora; Lophotrochozoa: Nemertea, Bryozoa, Entoprocta, Brachiopoda e Phoronida
10 - Capítulo 10. Ecdysozoa: Nematoida: Nematoda e Nematomorpha
11 - Capítulo 11. Ecdysozoa: Loricifera, Kinorhyncha e Priapulida; Panarthropoda: Tardigrada, Onychophora
12 - Capítulo 12. Ecdysozoa: Panarthropoda: Arthropoda

Bibliografia / Fontes de Informação:

Archibald, et al, (eds.) , 2017 , Handbook of the Protists , Springer International Publishing
Brusca, R. C. & Brusca, G. J. , 2016 , Invertebrates, 3rd edition , Oxford University Press
Giribet, G., & Edgecombe, G. D. , 2020 , The invertebrate tree of life , Princeton University Press.
Hickman et al. , 2020 , Integrated Principles of Zoology, 18th Edition, , MacGrawHill
Moore J. , 2006 , An introduction to the Invertebrates. 2ª ed. , Cambridge University Press
Vargas P. & Zardoya R. (eds). , 2014 , The tree of life , Sinauer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A coerência decorre da interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos a serem desenvolvidos. Através dos objectivos traçados pretende-se que os alunos adquiram as competências em zoologia dos invertebrados necessárias para o seu desenvolvimento profissional. Através de uma abordagem teórica e prática, os vários capítulos permitem desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes. Os conteúdos de todos os capítulos do programa contribuirá para o conhecimento de conceitos e termos biológicos (objectivo 1), para compreender a diversidade animal (objectivo 2), para identificar os principais grupos de animais (objectivo 3), para reconhecer as diferentes tendências evolutivas (objectivo 4) e os fenómenos que moldaram a sua evolução (objectivo 5). As actividades práticas possibilitam, além dos objectivos de conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes. Evaluação: 50% exame de teoria, 30% exame da prática e 10% trabalho. Os exames podem ser recuperados o trabalho não.