Disciplina: Laboratório Natura
Área Científica:
Biologia
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Um conhecimento geral dos habitats marinhos e terrestres.
2 - Uma percepção da diversidade/biodiversidade.
3 - Uma percepção dos aspectos fundamentais da ecologia como autoecologia e sinecologia.
4 - Uma percepção dos aspectos fundamentais da ecologia como autoecologia e sinecologia.
5 - Uma percepção dos aspectos fundamentais da ecologia como autoecologia e sinecologia execução, metodologia e segurança.
6 - Descrever sumariamente uma paisagem/ecossistema/habitat.
7 - Reconhecer as espécies dominantes nos tipos mais importantes de ecossistemas.
8 - Reconhecer a acção antrópica sobre os ecossistemas.
9 - Diferenciar e reconhecer algumas das espécies invasoras.
10 - Preparar uma pequena expedição, incluindo o seu planeamento em todos os aspectos logísticos e de segurança.
Conteúdos / Programa:
1 - Como preparar uma expedição científica 1.1. Objectivos, percursos, orientação e cartografia 1.2. Planeamento, aspectos de intendência 1.3. Obtenção e registo de dados 1.4. Colheita e preparação de espécimenes
2 - Diversidade biológica 2.1. Macroalgas, fungos, líquenes, briófitos, ptéridofitos e plantas com semente 2.2. Invertebrados e Vertebrados
3 - Ecologia 3.1. Autoecologia variação altitudinal na distribuição e abundância de uma ou algumas espécies de animais e plantas. Breve referência a alguns métodos. 3.2. Sinecologia aspectos sucessionais 3.2.1. Comunidades clímax e comunidades de substituição 3.2.2. Espécies características e dominantes
4 - Paisagem 4.1. Geologia e idade geológica 4.2. Orografia, clima 4.3. Biogeografia e paisagem 4.4. Aspectos históricos da paisagem 4.5. A acção do Homem 4.5.1. Espécies exóticas e invasoras, efeitos sobre a diversidade 4.5.2. Agricultura, plantações florestais, urbanização do território
Bibliografia / Fontes de Informação:
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Esta UC é lecionada de forma intensiva em trabalho de campo (uma semana de dedicação exclusiva). Além do "briefing" inicial que corresponde a uma aula teórica e uma aula final (TP) a tipologia dominante são as aulas de campo. O briefing inicial é lecionado pelos vários professores que farão o acompanhamento dos alunos de forma faseada, ocorrem "briefings" diários lecionados pelo professor que acompanha cada saída de campo, seguidos de percursos orientados. Os alunos divididos em subgrupos são responsáveis, diariamente e de forma rotativa, pela recolha e registo de dados. São contabilizadas 8 horas de aulas diárias (tipologia TC, excepto no primeiro dia, apenas 4), os alunos pernoitam em locais distintos ao longo do percurso previsto (4 noites). A avaliação tem em conta os itens: 1. Avaliação continua baseada no relatório diário do professor (75% da nota final). 2. Avaliação de um relatório individual com base nos dados produzidos pelo conjunto dos alunos (25% da nota final).