Disciplina: Embriologia e Histologia Animal

Área Científica:

Biologia

HORAS CONTACTO:

65 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Identificar os vários estágios do desenvolvimento dos ovos nos protostómios e deuterostómios.
2 - Identificar as várias etapas do desenvolvimento embrionário nos equinodermes, anfíbios, aves e mamíferos.
3 - Conhecer o fenómeno da embriogénese dos órgãos e sistemas bem como as relações com a sua histologia.
4 - Conhecer as características morfológicas dos diversos tecidos e as suas inter-relações nas estruturas presentes nos distintos sistemas e órgãos em especial em mamíferos.
5 - Reconhecer as alterações histopatológicas mais comuns nos vários tecidos e orgãos .
6 - Dominar a prática laboratorial no estudo de tecidos nomeadamente a colheita de amostras e preparação de tecidos para obtenção de cortes histológicos pelas técnicas da congelação e da inclusão em parafina.
7 - Conhecer e identificar os vários tipos de micrótomo bem como as suas funções. Conhecer os vários tipos de corantes (ácidos, básicos e vitais bem como os de Romanowsky) em uso em histologia.

Conteúdos / Programa:

1 - Obtenção da amostra e preparação dos tecidos para o corte no micrótomo; os vários tipos de micrótomo.
2 - Corantes ácidos, básicos e vitais. Os corantes de Romanowsky.
3 - Os tipos de ovo. A segmentação e o desenvolvimento embrionário nalguns animais e no Homem.
4 - A diferenciação tecidual e as suas causas. Tecido epitelial. Tecido conjuntivo especializado e não especializado; tecido adiposo, cartilaginoso e ósseo. Tecido sanguíneo e tecido muscular. Tecido nervoso. Placenta e cordão umbilical.
5 - Embriogénese e desenvolvimento do sistema cardiovascular, cavidades corporais, membros superiores e inferiores; osteogénese. As células sanguíneas e a sua diferenciação.
6 - Embriogénese e histologia do sistema tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, respiratório, digestivo, cardiovascular e linfático, urinário, reprodutor masculino e feminino, órgãos endócrinos e dos órgãos sentidos.
7 - Alterações no desenvolvimento embrionário devidas à acção dos genes; noções de teratologia

Bibliografia / Fontes de Informação:

Michael H. Ross, Gordon I. Kaye & Wojciech Pawlina , 2002 , Histology a Text and Atlas , Lippincott Williams & Wilkins
P. R. Wheater, H. G. Burkitt & V. G. Daniels , 1987 , Functional Histology, A Text and color Atlas , Churchill Livingstone
UCPel , 2009 , Atlas de Histologia Médica , http://antares.ucpel.tche.br/atlas/histologia
Allen L. Bell , 1999 , Human Histology , University of New England, http://faculty.une.edu/com/abell/histo/histolab2.htm
Ronald W Dudek , 2001 , High Yield Embryology , Lippincott Williams & Wilkins
http://www.embryo.chronolab.com/index.htm , Atlas of Human Embryology ,
N.A. , 2011 , UNSW Embryology, An educational resource for learning concepts in embryological development, Version 9.0 http://embryology.med.unsw.edu.au/ , The University of New South Wales, Sydney, Australia
http://www.embryology.ch/indexen.html , 2012 , Embryology , University of Fribourg, Lausanne and Bern (Switzerland)

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas expositivas. Ocasionalmente grupos de alunos investigam um tema e o passem a uma apresentação depois de trabalhada com o professor. O trabalho é apresentado como se fosse uma aula. Os alunos são incitados a recorrerem a material e animações da web. As práticas laboratoriais consistem na observação de slides ao microscópio, desenho e legendagem das estruturas. As frequências das PL consistem na observação de 10 lâminas para as quais é obrigatório a identificação da estrutura e dos tecidos presentes bem como de uma legendagem tão completa quanto possível. Cada aluno tem 7 minutos para fazer a avaliação de cada lâmina. A avaliação é contínua: as componentes T e PL são distribuídas por 2 momentos de avaliação independentes e sujeitos a recurso. Cada uma dos momentos T vale 30% da nota final e cada um dos PL vale 20% Nota mínima em cada fração de 9,5 valores.

Regente da Disciplina:

António Manuel Dias Brehm