Disciplina: Desporto, Natureza e Turismo II

Área Científica:

Educação Física e Desporto

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Promover experiências de diversas atividades físicas e desportivas na natureza no contexto do turismo ativo e competitivo, num envolvimento natural próprio e único da Região Autónoma da Madeira (RAM);
2 - Compreender e desenvolver os skills básicos específicos das diferentes atividades, bem como, os aspetos históricos e socioculturais inerentes a atividade na RAM;
3 - Desenvolver competências de leitura e análise do envolvimento, de gestão de risco e de sustentabilidade ambiental. As unidades curriculares, Desporto, Natureza e Turismo I e Desporto, Natureza e Turismo II, possuem objetivos similares e estão coordenadas entre si. Na U.C. Desporto, Natureza e Turismo II, pretende-se reforçar e aprofundar o desenvolvimento de competências gerais de Desporto, Natureza e Turismo I. A sua distribuição pelas UCs, serão ajustadas as condições climatéricas e do contexto, parcerias desenvolvidas com entidades desportivas e de animação turística.

Conteúdos / Programa:

1 - Conhecer e compreender a evolução das atividades de natureza, na promoção do turismo ativo na Região Autónoma da Madeira;
2 - A Ética ambiental na sustentabilidade das atividades de natureza como produto de turismo ativo;
3 - A importância da gestão do risco e da segurança no turismo ativo;
4 - Atividades desportivas de natureza com elevado potencial turístico na RAM:
4.1 - Pedestrianismo
4.1.1 - Levadas
4.1.2 - Veredas/trilhos
4.2 - Corridas de Montanha
4.2.1 - Trail Running
4.2.2 - Skyrunning
4.2.3 - km Vertical
4.3 - Atividades Físicas Aquáticas
4.3.1 - Snorkeling
4.3.2 - Canoagem
4.3.3 - Stand Up Padel
5 - Avaliação de conhecimentos e competências

Bibliografia / Fontes de Informação:

Dickson, T.J. & Gray, T.L. , 2011 , Risk Management in the Outdoors is essential reading for students and practitioners involved in outdoor education, sport, recreation and tourism , CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS
Gass,S.P.M. , 2017 , Effective Leadership in Adventure Programming 3rd Edition , Human Kinetics Publishers
Baker, M., Car, N. & Stewart, E.J. , 2021 , Leisure Activities in the Outdoors Learning, Developing and Challenging , CABI
Jenkins, I.S. , 2019 , Adventure Tourism and Outdoor Activities Management , CABI

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos serão abordados através de sessões teóricas, teórico-práticas e de práticas laboratoriais. As aulas teóricas, apresentam um carácter predominantemente expositivo, com recurso a material audiovisual e sustentadas por documentação. Nas aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais, os conteúdos serão abordados através de situações práticas, que potencializem a vivencia das atividades, visando o desenvolvimento de conhecimentos e skills motores básicos, de competências de gestão de risco e de sustentabilidade ambiental. Será solicitada a elaboração de um portfólio sobre as vivencias realizadas, enquadrados com o componente sociocultural, histórica e o envolvimento. As situações de debate, de cooperação, de análise e de reflexão crítica serão fomentadas. A avaliação contempla: uma frequência teórico-prática (20%); dois trabalhos de grupo (20%, cada); um relatório individual de reflexão crítica (20%) e a avaliação contínua (20%). É obrigatória a frequência em 75% das aulas.