Disciplina: Introdução à Gestão
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
32 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Conhecer conceitos fundamentais da gestão das organizações.
2 - Visualizar de modo sistémico a gestão e as organizações.
3 - Compreender as diferentes áreas funcionais dentro de uma empresa e a forma como estas se relacionam.
4 - Aquisição de competências essenciais na área da gestão para o desenvolvimento e a gestão de um projeto empresarial.
5 - Sensibilização para questões relacionadas com a responsabilidade social e ambiental das organizações.
Conteúdos / Programa:
1.0 - As organizações e o meio envolvente
1.1 - Tipologia das organizações
1.2 - Meio envolvente
1.3 - Gestão da mudança nas organizações
1.4 - Globalização das organizações e dos negócios
2.0 - A Gestão e o gestor
2.1 - A gestão: conceito, funções e níveis
2.2 - O gestor: papéis e aptidões
3.0 - Gestão de Marketing
3.1 - Segmentação e posicionamento
3.2 - Marketing-mix
4.0 - Gestão da Produção
4.1 - Conceitos introdutórios
4.2 - Gestão de stocks
4.3 - Custos de produção
5 - Gestão Financeira e de Investimentos
5.1 - Demonstrações Financeiras
5.2 - Análise e Seleção de Investimentos
5.3 - Decisões de Financiamento
Bibliografia / Fontes de Informação:
Hoffman, K. D. & Batesson, J. E.G. , 2003 , Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos Estratégias e Casos (2.ª ed.) , Pioneira Thomson Learning: São Paulo
Reis, F. L. , 2018 , Manual de Gestão das Organizações - Teoria e Prática , Edições Sílabo
Donnelly, J., Gibson, J., Ivancevich, J. , 2000 , Administração: Princípios de Gestão Empresarial , Mc Graw-Hill
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino adapta-se à organização das aulas teórico-práticas, promovendo um envolvimento mais ativo do estudante no seu próprio processo de aprendizagem. Para além da habitual exposição teórica, haverá lugar à discussão de ideias, de artigos, vídeos e documentários, podendo incluir a análise de estudos de caso, bem como de apresentação e discussão de trabalhos individuais e/ou de grupo. Será usada a plataforma de e-learning disponível na UMa (SiDoc e/ou Moodle), como forma de disponibilizar aos alunos material de apoio fornecido pela docente. A avaliação, será definida em cada ano letivo, ajustada a cada grupo de estudantes, mas contará uma prova escrita (50%) e com a elaboração, apresentação e discussão de trabalho(s) (50%).