Disciplina: Português II (expressão oral e escrita)
Área Científica:
Língua
HORAS CONTACTO:
60 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vive;
2 - Encontrar informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários, cartas pessoais (curtas e simples);
3 - Utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da família, de outras pessoas, das condições de vida, do seu percurso escolar e do seu trabalho atual ou mais recente;
4 - Comunicar em situações simples, de rotina pessoal, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta, apesar de não compreender o suficiente para manter uma conversa maior.
Conteúdos / Programa:
1 - No restaurante - reservar uma mesa (por telefone, ou e-mail); solicitar a ementa; solicitar informações sobre as caraterísticas dos pratos; fazer o pedido; fazer apreciações sobre a comida e o serviço; solicitar a conta; fazer pagamentos; agradecer; o imperativo presente
2 - Rotinas - relatar rotinas no passado; infinitivo pessoal; o pretérito perfeito composto; referir o tempo decorrido ? DESDE e HÁ
3 - O meio envolvente - viagens - conhecer / descrever cidades portuguesas; compará-las com outras; comparar situações atuais, com situações do passado - referir o agora, o ontem e o antigamente; o pretérito (perfeito, imperfeito e mais que perfeito); ler/ comentar as cláusulas de contrato de arrendamento; gerúndio (formação e usos)
4 - Cultura e artes - expressar gostos musicais; conhecer alguns géneros musicais portugueses (nomeadamente, fado e cante alentejano); fazer menção de artistas portugueses das várias artes - artistas plásticos; arquitetura; ...referir locais de interesse turístico em Portugal e descrever sumariamente esses lugares; ter de?/ dever; pronomes relativos simples
5 - Os media - comentar notícias em jornais, radio, televisão; expressar preferências (em termos de programação televisiva e ou, géneros cinematográficos); resumir um filme; discurso direto e indireto; preposições - usos e valores.
6 - Moda - roupas e acessórios de eleição; relatar eventos e organizações; expressar gostos e preferências; o condicional presente
Bibliografia / Fontes de Informação:
VVAA , 2020 , Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment - Companion volume , Council of Europe
Direção de Serviços de Língua e Cultura , 2017 , Referencial Camões PLE Português Língua Estrangeira , Camões, Instituto da Cooperação e da Língua I.P.
Coimbra, Olga Mata , 2011 , Gramática Ativa 1 , LIDEL
Henriques, Teresa e Freitas, Frederico , 2011 , Qual é a dúvida? , LIDEL
Gonçalves, Liliana , 2011 , Cozinhar em Português , LIDEL
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Audição de registos de comunicação autêntica em língua portuguesa (música, entrevistas, conversas), relacionados com os temas propostos; Exercícios de: escolha múltipla, lacunares; verdadeiro/falso; correspondência, caça ao erro, ... Leitura de textos de diversas tipologias (notícias, panfletos, cartazes, receitas culinárias, incluindo textos literários simples), relacionados com os tempos a abordar; Escrita de pequenos textos de várias tipologias - cartas; e-mail; postais; convites; panfletos; relatórios Participação, ao nível da socialização, em conversas básicas, improvisadas ou orientadas, em interação (jogos de comunicação; jogos de simulação/representação); Descrição e relatos de eventos passados Discussão sobre planos e recontos Participação em pequenas simulações de eventos sociais (reuniões ou eventos familiares ou de networking, ...) dando as boas-vindas a convidados e interagindo com eles Leitura /preenchimento de formulários e ou impressos do quotidiano social.