Disciplina: Desporto, Natureza e Turismo I
Área Científica:
Educação Física e Desporto
HORAS CONTACTO:
40 Horas
NÚMERO DE ECTS:
3 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Reconhecer o papel e importância das atividades desportivas e recreativas realizadas em ambiente natural como catalisadores de turismo ativo e competitivo, num envolvimento próprio da Região Autónoma da Madeira;
2 - identificar e compreender os fatores de ética ambiental e os procedimentos de segurança próprios de cada atividade/serviço turístico;
3 - Compreender e desenvolver os skills básicos específicos das diferentes atividades, bem como, os aspetos históricos e socioculturais inerentes a cada atividade na RAM;
4 - Desenvolver competências de leitura, análise do envolvimento e procedimentos de segurança.
Conteúdos / Programa:
1 - Compreender a importância e o papel das atividades natureza e do turismo ativo, no contexto da RAM;
2 - A ética ambiental no desenvolvimento das atividades de natureza;
3 - Introdução aos Procedimentos de Segurança no desenvolvimento de atividades de natureza;
4 - Atividades com elevado potencial Turístico na RAM:
4.1 - Manobras de cordas:
4.1.1 - Nós;
4.1.2 - Rapel;
4.1.3 - Escalada
4.1.4 - Canyoning;
4.2 - Orientação;
4.2.1 - Pedestre (Floresta)
4.2.2 - Urbana;
4.3 - Tiro com arco;
4.4 - Expedição;
5 - Avaliação de conhecimentos e competências.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Ewert, A. S. , 2014 , Outdoor Adventure Education - Foundations, Theory, and Research. , Human Kinetics
Redmond, K., Foran, A., Dwyer, S , 2010 , Quality Lesson Plans for Outdoor Education. , Human Kinetics.
Bunting, C. , 2006 , Interdisciplinary Teaching Through Outdoor Education.. Illinois: Human Kinetics. , Human Kinetics
Andersson, G. , 2017 , Cool, Awesome and Educational Orienteering- Part 2 , Silva
Koddrf, A. , 2003 , AMC Guide to outdoor leadership. , Appalachian Mountain Club Books.
Priest, S., & Gass, M.A. , 2005 , Effective Leadership In Adventure Programming (2nd Edition.). , Humsn Kinetics
Silva, F. , 2018 , Turismo e Desporto de Aventura. Atividades com Manobras de Corda. , Lidel
McNeil, C.; Cory-Wright, J.; Renfrew, T , 1998 , Teaching Orienteering (2nd Edition) , Human Kinetics
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas apresentam um carácter predominantemente expositivo, com recurso a material audiovisual e sustentadas por documentação digital e de papel. Nas aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais, os conteúdos serão abordados através de situações práticas, que potencializem a vivência de atividades, desenvolvendo conhecimentos e habilidades ética ambiental e de segurança. Será solicitada a elaboração de um portefólio sobre as vivencias realizadas na Unidade Curricular, enquadrados com a componente sociocultural, histórica bem como o envolvimento natural inerente à atividade. As situações de debate, de cooperação, de análise e de reflexão crítica serão fomentadas. A avaliação contempla 5 parâmetros: (i) uma frequência teórico-prática (20%); (ii) dois trabalhos de grupo (cada com cotação de 20%); (iii) um relatório individual de reflexão crítica (20%); (iv) avaliação contínua ao longo do semestre (20%). É obrigatória a frequência em 75% das aulas.