Publication Date: 04/05/2023
University of Madeira starts evaluation of Environmental Literacy in Portuguese higher education
Projeto de investigação no valor de 240 mil euros foi aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
O Projeto ‘Avaliação e Promoção da Cultura Ambiental no Ensino Superior’ foi selecionado para financiamento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e irá receber, ao longo dos próximos 3 anos, 240 mil euros para caracterizar e compreender a literacia ambiental dos estudantes do ensino superior em Portugal. São parceiros da Universidade da Madeira neste projeto de investigação a Universidade Aberta, a Universidade dos Açores, a Universidades do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Leiria, sendo junto dos estudantes destas mesmas instituições que o Projeto procurará compreender os processos de promoção da literacia ambiental.
O Projeto conta com uma equipa multidisciplinar, nomeadamente das áreas de educação, biologia, ambiente, engenharia, sustentabilidade, filosofia e psicologia, distribuída pelas 8 Instituições do Ensino Superior participantes, num total de 12 investigadores. Esta equipa é liderada por Hélder Spínola, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da Universidade da Madeira, e conta também com outros investigadores do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, nomeadamente Jesus Maria Sousa, Liliana Rodrigues e Sílvia Mateus Carreira. Para além de conhecer os níveis de literacia ambiental com que os estudantes chegam ao ensino superior e como evoluem até à conclusão das licenciaturas, esta equipa reunirá inúmeras variáveis relativas aos próprios estudantes, ao corpo docente, aos curricula dos cursos, às atividades desenvolvidas e aos cuidados ambientais já implementados nos campi, para, assim, identificar quais as que mais influenciam o sucesso da educação ambiental.
Como resultado final deste projeto de investigação, passará a estar disponível pela primeira vez em Portugal o perfil do estudante à chegada ao ensino superior, no que diz respeito aos níveis de literacia ambiental (conhecimentos, atitudes e comportamentos relativos ao ambiente) e conhecer-se-á a influência e a evolução que decorre a partir daí. Igualmente importante serão as respostas que o estudo procurará obter sobre as abordagens a adotar para melhor promover a literacia ambiental dos estudantes e desenvolver uma cultura ambiental no ensino superior português.
Publication Date: 22/11/2024
Elections for the General CouncilPublication Date: 22/11/2024
Staged Museum Visit "Seeds of Change" - WellBEING Practices 3.0Publication Date: 21/11/2024
UMa Connected - Peer Mentoring ProgrammePublication Date: 21/11/2024
Training for UMa's Faculty members: High abilities in higher educationPublication Date: 20/11/2024
Participation in International Congresses - Presentation of students' work in Civil EngineeringPublication Date: 20/11/2024
Seminar: Research MethodologyPublication Date: 19/11/2024
Publication of Cinema & Território, international journal of art and anthropology of images No. 9 | 2024Publication Date: 19/11/2024
Publication Date: 13/08/2020
Opening Call for the awarding of Doctoral Research Scholarships - 1st Edition - CEMARPublication Date: 21/11/2022
Staged Museum Visit "Seeds of Change" - WellBEING Practices 3.0Publication Date: 21/11/2024
Workshop: The ABCs of anxiety - a journey of survivalPublication Date: 04/11/2024
Inscrição em Unidades Curriculares Singulares (1º semestre) 2023/2024Publication Date: 28/09/2023
Candidaturas a Reingresso para os cursos de 2º e 3ºs ciclos UMa 2020/2021Publication Date: 10/08/2020
CQM is a founding member of the new Sino-Portuguese Lab on Advanced MaterialsPublication Date: 17/12/2021
Novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais na Universidade da MadeiraPublication Date: 22/04/2020