
Publication Date: 27/04/2022
UMa joins European project for the digitalisation of the Building sector
A Universidade da Madeira (UMa) é um dos parceiros no ID4EX - Immersive Design for Excellence, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education com a duração aproximada de dois anos, que tem como objetivo fomentar a digitalização do setor da construção.
Este projeto ID4Ex está em linha com as prioridades estratégicas de crescimento Europe 2030 no que concerne ao emprego e educação, assim como com o plano de ação Opening up Education melhorando a educação e o desenvolvimento de competências através de novas tecnologias.
O projeto envolve parceiros da Polónia, Itália, Portugal, Turquia e Irlanda, incluindo: quatro universidades, duas associações profissionais, uma escola profissional e uma empresa. A coordenação está a cargo da Warsaw University of Technology, com a colaboração da Universidade da Madeira, do Centoform SRL, da AEEBC LTD, da Özyeğin Üniversity, da Polish Association of Building Managers, da More SRL e da University of Ferrara.
Pela UMa integram o projeto o Prof. Doutor José Santos e a Prof.ª Doutora Patrícia Escórcio, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Geologia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia.
O setor da construção enfrenta grandes desafios, nomeadamente a atual emergência sanitária que obriga a repensar os locais e os espaços, quer da cadeia de abastecimento quer da cadeia de valor, desde a formação à vida profissional, desde o projeto à obra, sem esquecer a utilização e a manutenção.
A digitalização do setor representa uma oportunidade para enfrentar os referidos desafios com maior eficácia e eficiência, mas para isso há que melhorar a excelência e a especialização das competências digitais dos profissionais do setor.
Neste sentido, uma abordagem de design imersivo para a inovação do projeto pode levar a produtos e serviços inclusivos, possibilitando envolver todas as partes interessadas no processo.
O projeto pretende apoiar a atualização de aptidões e competências através de uma abordagem inclusiva à intervenção no património edificado, fazendo uso de novas tecnologias e a combinação de Key Enabling Technologies (KETs), Realidade Virtual (RV), Immersive Interactive Experience (IIE) e modelação 3D avançada.
Este projeto envolve, entre outros: i) uma pesquisa comparativa sobre aplicações de tecnologias de RV para a reabilitação e valorização do património construído, ii) módulos de formação para especialistas em design imersivo na construção, iii) kit de ferramentas de formação digital para especialistas em design imersivo na construção, sendo dirigido principalmente a estudantes e universidades, mas também a arquitetos, engenheiros, especialistas em construção e entidades formadoras.
Publication Date: 07/03/2025
Acess to Higher Education for Students over 23 years old 2025/2026Publication Date: 07/03/2025
Open Lectures: Topics in Linguistics#1 2025Publication Date: 07/03/2025
Workshop on Literature & Writing: Writing, Imagination, and the SurrealPublication Date: 07/03/2025
Conference: Political Realism in Anciente Greece: A Historical Reconstruction of the Life of Heraclitus of EphesusPublication Date: 06/03/2025
Aerobics Classes - WellBEING Practices 3.0Publication Date: 05/03/2025
Universidade da Madeira joins the TRÉGUA ProjectPublication Date: 05/03/2025
Applications for International Students 2025/2026Publication Date: 03/03/2025
Publication Date: 19/01/2024
Research methods in Linguistics and Related Fields across Domains and MediaPublication Date: 03/11/2022
5th Crosscurrents Conference—Women and Health in the Nineteenth-Century Transatlantic WorldPublication Date: 05/02/2025
The X Iberian Meeting on AestheticsPublication Date: 08/03/2024
Página CandidaturasPublication Date: 31/01/2020
Novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais na Universidade da MadeiraPublication Date: 22/04/2020
Inauguration Ceremony of the Rector of the University of MadeiraPublication Date: 12/04/2021
Undergraduate Degrees 2022/ 2023 - National Competition for Access and Admission to Higher Education - 3rd PhasePublication Date: 19/07/2022