Publication Date: 08/01/2024

E-book Dancing Bodies III

O Núcleo de Pesquisa Coreográfica (N.PC) do Laboratório de Performance Experimental (L.PE) tem o prazer de anunciar o lançamento do mais recente trabalho organizado pelas doutoras Cristiane Pimentel Neder e Teresa Norton Dias, intitulado Corpos que Dançam III. Este e-book dá continuidade aos números um e dois desta série intitulado Corpos que Dançam (2022) e Corpos que Dançam II (2023), e explora questões fundamentais relacionadas com a Dança, como o conceito de Performance, e outras disciplinas que com ela se cruzam.
 
Corpos que Dançam III mergulha ainda mais fundo nas complexidades e evolução da contemporaneidade artística, apresentando relevantes análises e reflexões críticas sobre a realidade vivida por aqueles que acreditam no caminho profissionalizante da Dança. Destacamos a relevância deste trabalho para a comunidade artística e académica, por abordar desafios enfrentados pelos artistas em Dança, propondo novas perspetivas e abordagens inovadoras para o campo.
 
Este e-book, disponível agora, acreditamos representar, não apenas uma obra para ser lida, mas uma fonte valiosa para aqueles que procuram compreender e envolver-se mais profundamente com o fascinante mundo da dança contemporânea. Para aceder a Corpos que Dançam III clique aqui
 
A relação entre Práticas Artísticas e Antropologia ganha um destaque especial nesta terceira edição de Corpos que Dançam III. O e-book explora como a dança, enquanto expressão artística, reflete e influencia as dinâmicas culturais e sociais. Ao abordar a dança como um fenómeno cultural, são analisados os significados simbólicos dos movimentos e como estes expressam as vivências de diferentes comunidades. Os leitores são convidados a refletir sobre como as práticas artísticas transcendem a performance, funcionando como um espelho da sociedade e como um catalisador para o diálogo intercultural.
 
Neste contexto, Corpos que Dançam III destaca o papel da Antropologia na compreensão das artes performativas. A edição apresenta estudos de caso que mostram como os bailarinos e coreógrafos incorporam tradições e narrativas culturais nos seus trabalhos, criando performances que conectam passado e presente. Ao explorar as interseções entre cultura e movimento, este e-book oferece uma perspetiva única sobre o poder da arte como meio de compreender e transformar o mundo. É uma leitura indispensável para quem deseja aprofundar-se nas interligações entre arte e ciência social.