Publication Date: 06/12/2024

UMa lecturer and researcher represents Portugal at one of the most prestigious international conferences in Low Temperature Plasma Physics

Pedro Almeida, Docente da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (FCEE-UMa) e Coordenador do Grupo de Plasmas de Alta Pressão do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear  foi eleito a representar Portugal, durante os próximos seis anos (2026, 2028 e 2030), no Comité Científico Internacional da ESCAMPIG - Europhysics Conference on the Atomic and Molecular Physics of Ionized Gases, uma das mais prestigiadas conferências na área da Física Atómica e Molecular de Plasmas.

A primeira edição da ESCAMPIG realizou-se em 1973, em Versalhes, marcando o início de uma série de encontros bienais, que reúne especialistas de renome mundial em Física dos Plasmas de Baixa Temperatura. Ao longo dos anos, o evento consolidou-se como um espaço de excelência para a partilha de conhecimento sobre processos atómicos e moleculares em gases ionizados, investigação fundamental e aplicada de plasmas, métodos de diagnóstico, interações plasma-superfície, fontes de plasma e tecnologias. A próxima edição da conferência terá lugar na Madeira, de 7 a 11 de julho de 2026, reforçando o posicionamento da região como um destino privilegiado para a realização de eventos científicos de relevância internacional.              

O polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear está sediado no Departamento de Física da FCEE-UMa e é constituído por uma equipa de seis doutorados. O principal foco de investigação deste grupo é a teoria e modelização numérica da interação entre plasmas de alta pressão com elétrodos.  

O convite a Pedro Almeida destaca não apenas a excelência individual do docente e investigador, mas também reflete o papel preponderante da Universidade da Madeira e do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear no panorama científico internacional na Física dos Plasmas.